Educação financeira

Aprenda 3 passos para se planejar bem financeiramente

Saiba como controlar suas finanças, evitar erros e se planejar para realizar seus objetivos

Planejamento financeiro é um processo que irá lhe ajudar a lidar melhor com seu dinheiro, apoiar suas necessidades atuais e ajudar a construir um patrimônio para seus objetivos de médio a longo prazo, como por exemplo, sua aposentadoria.

Você sabe o quanto gasta por mês em supermercado ou lazer? Sabe realmente quanto sobra por mês para investir?

Quando você obtém essa visão de quanto “sai e entra”, cuidando melhor do seu orçamento, vai te permitir otimizar seus recursos para alcançar objetivos, alocando seu patrimônio de forma eficiente.

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro nada mais é do que a organização das finanças pessoais e uma importante ferramenta para poder alcançar metas.

A partir dele, é possível controlar e organizar ganhos e gastos, melhorando a saúde financeira da pessoa  para, então, traçar objetivos e montar planos de ação.

Trata-se de um conjunto de estratégias que vão ajudar a pessoa a utilizar melhor o seu dinheiro, seja pela definição de metas e objetivos financeiros até a parte mais prática de organizar as finanças e o orçamento para executar os objetivos. Ele acaba funcionando como um mapa que vai guiar a pessoa para traçar e conquistar metas e sonhos que envolvem dinheiro.

Para alcançar o bom planejamento financeiro, basta seguir os seguintes passos (com rigor):

1- Organize suas contas

Não existe um planejamento sem organização. Organizar suas contas é primordial para quem pretende desenvolver um controle financeiro.

Neste momento, entenda seus hábitos financeiros e identifique em quais pontos serão necessários mais atenção.

2- Crie metas alcançáveis

Quais são seus objetivos? Para atingi-los, é preciso ter metas e prazos bem definidos para não se “perder” no caminho.

Por exemplo, caso queira investir, não foque primeiramente no seu primeiro R$ 1 milhão, e sim nos primeiros R$ 100 mil.

Esse tipo de pensamento, pode trazer mais clareza do que deve ser feito. Crie diferentes tipos de objetivos de acordo com o prazo (curto, médio, ou longo). Alguns deles podem ser:

1.Quitar suas dívidas
2.Comprar um imóvel
3.nvestir em renda variável
4.Viajar para o exterior

3- Baixe um aplicativo para te auxiliar

Diversas são as metodologias para se ter um planejamento financeiro bem organizado. Hoje em dia, graças ao avanço da tecnologia, ela também se tornou uma aliada neste processo. São inúmeros os aplicativos para auxiliar as pessoas a fazerem seus planejamentos financeiros.  Confira quatro deles:

Mobills: permite criar um controle financeiro pessoal e familiar. Nele, é possível gerenciar cartões, planejar as finanças, receber alertas, criar objetivos e acompanhar relatórios.

Guiabolso: permite sincronizar contas bancárias e cartões, visualizar extratos, organizar o dinheiro em categorias, estimar renda e gastos mensais para controle do orçamento e  criar lembretes para não esquecer de pagar contas.

Orçamento fácil: no aplicativo, há uma seção inteira dedicada a cartões de crédito, é possível gerenciar todas as despesas e rendas diárias, criar categorias,  inserir transações agendadas e criar orçamentos customizados.

Monefy: permite fazer um controle de gastos diários, gastos mensais, organizar contas, gerenciar planejamento financeiro e visualizar contabilidade.