Tecnologia

XP (XPBR31) lançará plataforma de negociação de criptoativos

A novidade tem lançamento previsto para agosto

A corretora de investimentos XP Inc (XPBR31) irá lançar sua plataforma de negociação de criptoativos para clientes. A novidade tem lançamento previsto para agosto. De acordo com a “Reuters”, a plataforma irá oferecer inicialmente bitcoin (BTC) e ether (ETH), mas possui planos de expandir até o final deste ano.

Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiros da XP, afirmou à Reuters que clientes com “perfil de investimento adequado para tais operações” poderão entrar na plataforma Xtage, aberta apenas para funcionários, a partir do próximo mês. Rabechini também afirmou que até o início de 2023 haverá mais 10 criptoativos disponíveis para negociação.

Rabechini reitera que a XP está focada no desempenho das criptomoedas ao longo dos anos, mesmo com os recentes colapsos no mercado de criptoativos – vide Celsius e Voyager.

“Você pode dizer que ‘o volume tem sido fraco, haverá poucos pedidos’, mas vemos esse mercado crescendo sistematicamente ao longo do tempo, e nossa visão de longo prazo não está focada apenas em preço, mas também em tecnologia”, afirmou Rabechini.

Apesar de ter 3,6 milhões de clientes, a corretora reitera que a negociação de criptomoedas cumprirá as regras de elegibilidade, como a quantidade de risco que cada cliente está disposto a assumir.

A XP anunciou o Xtage pela primeira vez em maio e os primeiros testes começaram a ser feitos no início de julho.

Nubank (NUBR33) anunciou recurso que permite negociar criptomoedas em julho

Além da XP, outras plataformas estão lançando suas próprias plataformas de criptomoedas. Em 19 de julho, o Nubank (NUBR33) anunciou o lançamento do Nubank Cripto. O novo recurso permite a negociação de criptomoedas por meio do aplicativo do banco. Assim, quem investe pelo roxinho poderá negociar ativos como Bitcoin (BTC) e Ether (ETH). 

O recurso está disponível para os correntistas do Nubank. Apesar de trabalhar apenas com os dois ativos mais famosos do segmento – e, por consequência, os mais líquidos – o banco digital prevê adicionar mais criptomoedas em sua plataforma no futuro. 

De acordo com o Nubank, a proposta é facilitar o acesso ao mercado de criptoativos. Atualmente, BTC e ETH representam cerca de 60% do mercado cripto.