Tecnologia

Terra (LUNA): criador da rede quebra silêncio sobre colapso

Do Kwon deu entrevista à plataforma “Coinage”

O criador da rede Terra (LUNA), Do Kwon, falou sobre o colapso das criptomoedas LUNA e UST em entrevista à plataforma “Coinage”, que está disponível no YouTube. É a primeira vez que Kwon fala sobre os problemas da Terraform Labs.

Na entrevista, postada no YouTube com nome “Episódio zero”, o repórter Zack Guzman levantou questionamentos sobre o colapso da Terra. 

“Nosso anfitrião perdeu dinheiro na Terra. E o Terraform Labs era um investidor na empresa-mãe deste programa. Então, sim, para falar de maneira leve, muitos de nós estamos tentando obter todos os tipos de respostas há meses. Porque a Terra falhou. O que levanta a questão que tenho tentado responder a mim mesmo: podemos confiar em Do Kwon? O que ele sabia, e quando? E como o Terra falhou, chega ao nível de fraude?”, disse.

Na conversa, Do Kwon relata que, antes do colapso, a Terraform Labs estava crescendo e se fortalecendo. Segundo ele, o objetivo era dominar o mercado de stablecoins com o sistema de colateral descentralizado.

“Nós sentimos que, ao adicionarmos múltiplas criptomoedas como colateral, começando pelo Bitcoin, o UST poderia ser o dinheiro descentralizado para todas as criptos”, afirmou.

Kwon confidenciou que nunca pensou que a Terraform Labs pudesse falhar. “Nunca pensei no que poderia acontecer comigo se isso [Terra] falhasse”.

“Você precisa se pôr no lugar do fundador de um projeto que está valendo perto de US$ 100 bilhões”, completou. 

Kwon também argumentou que o ecossistema Terra (LUNA) não era um esquema, visto que os primeiros investidores estavam entre os mais atingidos pelo colapso.

Projetos da Terra (LUNA) migraram para rede Polygon (MATIC)

Muitos projetos que estavam na rede Terra (LUNA) começaram a migrar para a Polygon (MATIC), uma blockchain de segunda camada aliada do Ethereum (ETH). A migração ocorre quase dois meses após a crise da stablecoin TerraUSD (UST), que colapsou junto com o projeto Terra. 

A UST, stablecoin algorítmica da Terra, foi projetada para manter seu valor por meio da queima de Luna e caiu para menos de 10 centavos de dólares em maio após a forte saída de investidores. 

Ainda em maio, a Polygon anunciou a criação de um fundo multimilionário, visando ajudar os projetos da Terra que quisessem mudar de plataforma. A blockchain estava pronta para pagar até “cerca de US$ 20 milhões” para ajudar as equipes da Terra a migrar para sua própria blockchain e continuar criando produtos.

“Os projetos da rede Terra começaram a migração”, afirmou Ryan Wyatt, CEO da Polygon Studios, em um tweet na noite de sexta-feira (08). “Mais de 48 projetos e contando… incluindo OnePlanet_NFT, um mercado exclusivo 0xPolygon e DerbyStars_HQ”, completou.