Tecnologia

Metaverso: relatório estima que gastos podem alcançar US$ 5 trilhões até 2030

Realizado pela consultoria McKinsey & Company, documento inclui pesquisa com mais de 3.400 consumidores e executivos

O metaverso, espaço que integra os mundos real e virtual, tem ganhado bastante repercussão em 2022. De acordo com um novo relatório da consultoria McKinsey & Company divulgado pela agência “Dow Jones Newswires”, os gastos globais anuais de empresas e consumidores relacionados a esse mundo podem chegar a US$ 5 trilhões até 2030.

O documento se baseia em várias análises, segundo a “Dow Jones”, incluindo uma pesquisa com mais de 3.400 consumidores e executivos sobre a adoção do metaverso, seu potencial e seu provável impacto no comportamento. Os pesquisadores também entrevistaram construtores de metaversos e especialistas do setor. 

O relatório mostra o comércio eletrônico como a maior força econômica (US$ 2,6 trilhões), à frente de setores como aprendizado virtual (US$ 270 bilhões), publicidade (US$ 206 bilhões) e jogos (US$ 125 bilhões). Além disso, o documento fornece uma visão clara do que o metaverso é e não é, o que os pioneiros estão fazendo, o que está alimentando o investimento e o potencial para empresas de consumo. 

A pesquisa divulgada pela “Dow Jones” também mostra que os consumidores estão engajados no metaverso, com quase seis em cada dez (59%) preferindo pelo menos uma experiência do metaverso em vez de sua alternativa física. Entre esses usuários, alguns tipos de atividades se destacam por serem os preferidos no mundo imersivo, como comprar bens físicos ou virtuais (79%), participar em eventos sociais virtuais ou jogar jogos sociais (78%) e fazer exercício usando realidade virtual (76%). 

“O metaverso representa um ponto de inflexão estratégico para as empresas e apresenta uma oportunidade significativa para influenciar a maneira como vivemos, conectamos, aprendemos, inovamos e colaboramos”, disse Eric Hazan, sócio sênior da McKinsey & Company, à “Dow Jones”. 

Hazan ainda acrescentou: “nossa ambição é ajudar os líderes de empresas de consumo a entender melhor seu poder e potencial, identificar imperativos estratégicos e atuar como uma força para sua evolução.”

Somente neste ano, empresas, capital de risco e firmas de private equity investiram mais de US$ 120 bilhões no metaverso.