Tecnologia

Metaverso: ETF composto por NFTs será negociado na B3

O ETF tem investimento mínimo de R$ 100

A NFTS11, ETF do metaverso, é a mais nova opção de investimento da Bolsa de Valores Brasileira (B3). A oportunidade de negócio para investidores ainda está em período de reserva de cotas até a próxima terça-feira (29). As informações são da CNN.

Composto por criptomoedas do metaverso, que fazem parte do índice MVIS CryptoCompare Media & Entertainment Leaders: decentraland, axie infinity, the sandbox, gala, enjin coin, chiliz e Basic attention token,  o ETF tem investimento mínimo de R$ 100 e taxa de administração anual de 0,75%, tributado como um ETF de renda variável – ou seja, há pagamento de 15% sobre o ganho de capital na venda das cotas.

O primeiro ETF negociado na B3, foi o JOGO11, voltado à indústria de games, uma réplica do ESPO índice (“VanEck Video Gaming & eSports Index)”, listado na Nasdaq.

A taxa de administração do JOGO11 é de 0,48% a.a. (1,03% a.a. de taxa total considerando o fundo de índice alvo). Algumas companhias que compõem o índice são Nintendo, Capcom e Ubisoft  —que não são negociadas na B3 de forma individual.

Também tem o fundo Warren Games, da Warren, que reúne 20% em ações e ETFs diretamente no exterior e o restante do patrimônio acessa o mercado externo por meio de BDRs.

O que é um ETF?

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Fund, traduzido livremente para o português é “fundo negociado em bolsa”.

De maneira geral, o ETF é fundo de investimento composto por uma série de ativos financeiros, que tem como investidores um grupo de pessoas. Para investir, é necessário comprar uma “cota “de participação. O ETF tem como referência algum índice da bolsa de valores – como o Ibovespa.

Ou seja: em vez de investir diretamente, o investidor paga para ter uma cota de um fundo administrado por uma gestora.

Aqui no Brasil, ele foi lançado em 2004, mas ainda apresenta um mercado pequeno, com 23 ativos na Bolsa.
É uma alternativa de investir na bolsa, arriscando um pouco, mas sem arriscar demais. 

O que são NFTs? 

NFT é a sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível, na tradução para o português). 

Basicamente, uma NFT é a representação de um item exclusivo, que pode ser digital – como uma arte gráfica feita no computador – ou física, a exemplo de um quadro. Além de obras de artes, músicas, itens de jogos, momentos únicos no esporte e memes.

Para entender mais sobre o universo das NFTs, acesse a matéria completa da BP Money. (Aqui)