Tecnologia

Mercado Bitcoin: gestora da companhia demite 90 funcionários

A 2TM, controladora da empresa de criptomoedas, afirmou que as demissões foram frutos do cenário macroeconômico global

A 2TM, gestora de empresas do mercado de criptomoedas, como Mercado Bitcoin, Bitrust, Meubank, MB Digital Assets, MezaPro e Blockchain Academy anunciou a demissão de 90 funcionários por conta da escassez de recursos gerados pelo panorama macroeconômico mundial. A empresa possui cerca de 750 funcionários. 

Com uma redução de 12% na equipe, a gestora do Mercado Bitcoin confirmou a informação ao portal “Seu Dinheiro”. A 2TM afirmou que, por conta da inflação e da taxa de juros, o cenário é desfavorável para as empresas de tecnologia. 

Com o cenário pandêmico assolando o mundo entre 2020 e 2021, os Bancos Centrais ao redor do globo, para evitar uma crise financeira e estimular uma aceleração da economia, promoveram inúmeros pacotes de estímulos financeiros. Com esse cenário, as criptomoedas e as ações de gigantes da tecnologia, como Apple (AAPL34) e Google (GOGL34) se fortaleceram e apresentaram alta. 

As startups também cresceram durante o período. O Mercado Bitcoin, unicórnio brasileiro de criptomoedas, passou a ser avaliado em R$ 2,1 bilhões em 2021, após um aporte de US$ 200 milhões.

De acordo com a 2TM, com o crescimento da crise financeira global em 2022, acompanhada pela alta de juros, inflação e aperto nas políticas monetárias do países, as startups “começaram a perder o brilho”. Além disso, a gestora de empresas cripto afirma que o cenário econômico foi responsável pela baixa do bitcoin, que acumula queda de 17,6% em período de um ano. 

A gestora do Mercado Bitcoin ainda destacou, em nota enviada à imprensa, que o cenário global exigiu ajustes que vão além das despesas operacionais, “tornando-se necessário também o desligamento de parte de nossos colaboradores”. A 2TM ainda revela que foi oferecido um pacote de benefícios aos colaboradores demitidos, como recolocação no mercado e manutenção do seguro saúde por um período determinado.