Tecnologia

Instagram irá começar testes para integrar NFTs, diz Zuckerberg

A rede social adotará um suporte para NFTs das principais blockchains do setor

O Instagram anunciou um projeto-piloto para integração de NFTs (Tokens Não-Fungíveis) das principais blockchains do setor. Em um vídeo publicado nesta segunda-feira (9), Mark Zuckerberg , CEO da Meta, afirmou que a rede social começara a testar integrações nesta semana.

Segundo uma matéria publicada no “Coindesk” está planejando integrar NFTs do Ethereum, Polygon, Solana e Flow. As quatro redes hospedam a maioria das negociações de colecionáveis digitais, com o Ethereum e os Bored Apes liderando o mercado. 

De acordo com o “Coindesk”, o projeto-piloto ficará disponível para um pequeno grupo de entusiastas de NFTs nos EUA. Ainda não está claro se o Instagram irá integrar as quatro blockchains logo no lançamento. 

O Instagram pretende expandir o suporte à carteiras de cripto ativos, como a MetaMask. A partir desta integração com as carteiras, usuários poderão provar que são detentores de NFTs, utilizá-los em fotos de seus perfis e marcar os criadores que os desenvolveram. 

A rede social não irá cobrar usuários que utilizem o serviço, bem como o Twitter fez inicialmente em janeiro. 
 

NFTs e redes sociais

A medida adotada pelo Instagram deve trazer mais visibilidade para os NFTs, já que a plataforma possui mais de um bilhão de usuários ativos mensais. Além disso, muitos utilizam a rede social para promover e vender seus trabalhos artísticos. 

Em março, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, conglomerado de tecnologia e mídia social do qual Instagram e Facebook fazem parte, já havia dado indícios de que uma iniciativa neste sentido estava sendo pensada.

Atualmente, o Twitter é a única rede social com integração total aos NFTs. O YouTube e o Reddit, agregador social dividido em “comunidades”, também estão testando ferramentas ligadas à tecnologia. 

Os NFTs, que devem ser integrados ao Instagram, são artigos não fungíveis, ou seja, não são mutuamente intercambiáveis. Eles funcionam como um certificado de propriedade mantido em uma blockchain, e representam algo único. Os tokens podem ser utilizados nos âmbitos dos jogos, esportes, arte, música, entre outros.