Tecnologia

Gilberto Gil lança coleção de NFTs em comemoração aos seus 80 anos

Comemorando seus 80 anos, o cantor Gilberto Gil está lançando uma coleção de NFTs inspirada em "Futurível"

Comemorando seus 80 anos, o cantor Gilberto Gil está lançando uma coleção de NFTs inspirada em “Futurível”, composição de sua autoria gravada originalmente em 1969, em que Gil imagina o corpo humano transmutado pela ação das novas tecnologias.

A informação foi divulgada inicialmente pela jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de São Paulo do último domingo (26), dia do aniversário de Gilberto Gil. Parte da letra diz: “Você foi chamado, vai ser transmutado em energia / Seu segundo estágio de humanoide hoje se inicia / Fique calmo, vamos começar a transmissão / Meu sistema vai mudar sua dimensão”. 

A primeira obra de “Gil Futurível” foi criada a partir do escaneamento em 3D do corpo do compositor baiano. O resultado são versões digitais do busto do cantor.

A coleção será lançada durante o NFT.Rio, primeiro evento inteiramente dedicado aos tokens não fungíveis realizado no Brasil, que acontece no Parque Lage, zona sul da capital carioca, entre os dias 29 de junho e 3 de julho.

O primeiro NFT de @GibertoGil vai ser lançado no #NFTRio! Celebrando 80 anos de Gil, o projeto “Gil Futurível”, utiliza a tecnologia blockchain e escaneamento 3D para preservar digitalmente o artista e parte do seu acervo. pic.twitter.com/QDZVFCm3Vq
— nft.rio (@NFT_RIO_) June 26, 2022

Serão disponibilizados, inicialmente, 50 NFTs para venda através da blockchain da Kusama (KSM). Outros 150 serão distribuídos gratuitamente para clientes de uma das patrocinadoras do evento.

Gil segue os passos de outro ícone da música brasileira no mercado de NFTs

Apesar da novidade, Gil não é o primeiro ícone da música brasileira a aderir ao mercado em expansão de NFTs. Recentemente, Milton Nascimento comercializou ingressos em NFT para o show de estreia da última turnê de sua carreira, com direito a experiências exclusivas para os detentores dos tokens não fungíveis.

Leia também: Binance e Cristiano Ronaldo fecham parceria para a criação de NFTs

Seguindo os passos de Gilberto Gil e Milton Nascimento, o cantor e compositor Nando Reis também anunciou o lançamento de NFTs e fan tokens com a finalidade de promover novas formas de engajamento com seus fãs, e várias outras iniciativas que levam a música para o blockchain também têm sido divulgadas.