Tecnologia

Favorecido com decisão do Fed, bitcoin tem alta de 0,51%

A elevação da taxa de juros pelo Fed já aguardada pelo mercado, manteve o cenário macroeconômico pacato.

As criptomoedas responderam positivamente à decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) em elevar a taxa de juros pela primeira vez desde 2018.

Às 11h50 (horário de Brasília), o bitcoin (BTC) tinha ligeira alta de 0,51%, nas últimas 24 horas, a US$ 40.907. O ethereum (ETH), segunda cripto mais negociado, subia 3,84%, a US$ 2.803, segundo dados do site especializado CoinDesk.

A elevação da taxa de juros em 0,25 ponto percentual pelo Fed já aguardada pelo mercado, manteve o cenário macroeconômico pacato, com a realidade dentro das expectativas.

“Aconteceu o melhor dos cenários”. “O Fed ainda está buscando alcançar o pleno emprego e a inflação na casa dos 2%, mas, não está disposto a sacrificar demais a economia no curto prazo”, avaliou Felipe Veloso, economista e fundador da Cripto Mestre.

O Fed já havia sinalizado que iria realizar um primeiro aumento. O presidente da instituição, Jerome Powell, declarou, segundo Uol, que a organização está confiante para administrar os riscos de inflação, mas acrescenta que ainda há receios em relação aos impactos que a guerra entre Rússia e Ucrânia podem causar.

“[A decisão] é favorável para as ações americanas, principalmente as tecnológicas, que têm uma taxa de valor presente baseadas em um crescimento de muito longo prazo. O mercado de cripto não sofre impacto forte, pois esse aumento de juros já estava embutido nos preços e era esperado”, explica o especialista.