Tecnologia

Ethereum (ETH): atualização pode ocorrer em setembro, afirmou engenheiro do projeto

Segundo Tim Beiko, a chamada “Merge” (Fusão, em tradução livre) pode ocorrer na semana de 19 de setembro

O engenheiro de suporte da Ethereum Foundation, Tim Beiko, afirmou nesta semana que a atualização da Ethereum (ETH), a chamada “Merge” (Fusão, em tradução livre), pode ocorrer na semana de 19 de setembro. O evento mudará seu atual mecanismo de consenso de prova de trabalho (proof-of-work, ou PoW), que gasta bastante energia elétrica e é usado pelo Bitcoin (BTC), para o sistema de prova de participação (proof-of-stake, ou PoS), apontado como mais eficiente.

Além de reduzir o uso de energia da rede em 99,95%, alguns entusiastas da criptomoeda acreditam que a mudança deve gerar mais segurança e maior capacidade de processamento para o projeto.

Embora Beiko tenha estimado uma data para o “Merge”, ele mesmo citou no Discord, no Twitter e em uma chamada de Zoom da comunidade Ethereum que é muito provável que a linha do tempo mude.

O mecanismo PoW é o algoritmo de consenso que protege a blockchain do Bitcoin e vem sendo criticado por causa de seus altos custos de energia.

O PoS , cujas versões já foram adotadas por redes como Solana (SOL), substitui mineradores por validadores. Para ser um validador, o usuário deve manter 32 ETH no Ethereum. Dessa forma, ele tem a chance de ser selecionado aleatoriamente para adicionar blocos à cadeia, podendo ganhar recompensas.

A fusão não irá reduzir as taxas relativamente altas do projeto e aumentar a velocidade das transações, mas o upgrade vai gerar um impacto imediato significativo no uso de energia da rede.

A atualização de PoW para PoS está no roteiro do Ethereum desde seu lançamento em 2015, mas por conta de complexidades de engenharia, o projeto, apelidado de “Ethereum 2.0”, se arrastou por anos.  

Antes de realizar a fusão de sua blockchain, o Ethereum tem feito testes em três redes públicas paralelas, fazendo com que os desenvolvedores estejam um passo mais perto da atualização da rede principal para o PoS.