Tecnologia

Criptomoeda Monero passa por atualização

O hard fork (bifurcação) promoveu uma série de novos recursos de preservação de privacidade

A criptomoeda Monero (MXR) foi atualizada no último sábado (13). O hard fork (bifurcação) ocorreu no bloco 2.688.888 e promoveu uma série de novos recursos de preservação de privacidade.

Após a atualização, o número de assinantes da assinatura de anel (ring signature) aumentou de 11 para 16. Essas assinaturas podem ser produzidas por qualquer membro de um grupo e juntas formam uma assinatura exclusiva, fazendo com que seja computacionalmente inviável determinar qual chave foi usada para criar a assinatura. Assim, é impossível rastrear a origem de uma transação na Monero.

O uso de tags de visualização foi mais uma mudança promovida pelo hard fork bem sucedido. A nova funcionalidade é uma nova forma de acelerar a sincronização da carteira em torno de 30% a 40%. 

Nesta segunda-feira (15), por volta das 14:50, a Monero subia 0,42%, cotada a R$ 840,60. 

Ethereum (ETH) passou por último teste antes de atualização

Seguindo a criptomoeda Monero, o Ethereum (ETH) está se preparando para uma nova atualização. Na semana passada, a criptomoeda passou pelo terceiro e último teste antes da atualização “The Merge” (Fusão, em tradução livre). O teste foi feito na rede Goerli.

Com a implementação em Goerli, os últimos passos da atualização do Ethereum estão sendo dados. Com a alteração, está prevista a mudança do atual mecanismo de consenso de prova de trabalho (proof-of-work, ou PoW), que gasta bastante energia elétrica e é usado pelo Bitcoin (BTC), para o sistema de prova de participação (proof-of-stake, ou PoS), apontado como mais eficiente.

Para o último teste, os desenvolvedores da criptomoeda “fundiram” o código de Goerli com o de Prater, uma bifurcação da rede de testes que usa o mecanismo PoS. A tarefa envolveu diversos operadores.

Nos últimos meses, a equipe central da Ethereum implementou “The Merge” em outras duas redes de teste: Sepolia e Ropsten. Caso o terceiro teste seja um sucesso, o próximo passo será implementar a atualização no blockchain principal da rede.

A atualização, prevista para 19 de setembro, é esperada por desenvolvedores da rede, que esperam que “The Merge” torne a rede Ethereum mais eficiente energeticamente e mais barata.