Tecnologia

Criptomoeda Elongate dispara com polêmicas envolvendo Elon Musk

Em dia marcado por acontecimentos envolvendo o nome do bilionário, criptomoeda registra crescimento superior a 100%

Elongate é o nome de uma criptomoeda criada em março de 2021, baseada em uma publicação feita pelo empresário Elon Musk no Twitter. O criptoativo foi lançado na Binance Smart Chain, e disparou mais de 100% nesta sexta-feira (20), após polêmicas envolvendo o bilionário.

Elon Musk se tornou o tópico do dia, tanto no Brasil quanto fora dele. O CEO da Tesla se encontra em território brasileiro para anunciar acordo para internet nas escolas do Brasil e monitoramento da Amazônia. Ele participa de um encontro em Porto Feliz (SP) com o presidente Jair Bolsonaro, empresários e ministros.

A polêmica acerca de seu nome, no entanto, decorre de matéria publicada na revista norte-americana “Business Insider”, que revelou que Elon Musk pagou US$ 250 mil para fazer um acordo com uma comissária de bordo, que o acusava de assédio sexual. A funcionária trabalhava na tripulação do jatinho da SpaceX, uma das empresas de Musk.

Em março do ano passado, o homem mais rico do mundo havia feito um tweet afirmando “Se algum dia houver um escândalo sobre mim, por favor chame-o de Elongate”. Nesta sexta-feira, ele retuitou essa fala, acrescentando, “Finalmente, nós podemos usar Elongate como um nome de escândalo. É perfeito”. Tal declaração foi o suficiente para a criptomoeda Elongate disparar na Binance.

Finally, we get to use Elongate as scandal name. It’s kinda perfect. ? https://t.co/qSNH7lsn72
— Elon Musk (@elonmusk) May 20, 2022

O que é a Elongate?

Quando o primeiro tweet de Musk sobre o ‘Elongate’ como o nome ideal para um escândalo envolvendo ele foi publicado, um fã criou o ativo com o mesmo nome na Binance. O token possui uma taxa de transação de 10% e recompensa os titulares com parte desses valores. Além disso, afirma doar quantidades significativas para instituições de caridade.

Leia também: Elon Musk pode enfrentar tribunal caso desista de compra do Twitter

Metade da taxa de transação é enviada aos detentores da criptomoeda, de forma proporcional ao número de tokens Elongate possuídos. Os outros 50% são destinados ao um pool de liquidez na PancakeSwap (SWAP). 60% dos tokens acumulados são distribuídos para organizações filantrópicas.

A Elongate comumente sobe toda vez que Musk faz algum tweet, mas dessa vez o ativo disparou pois Musk citou o nome da criptomoeda em sua conta no Twitter. A Elongate se diz uma moeda deflacionária, ou seja, nenhuma nova moeda pode ser extraída após um limite pré-estabelecido ser atingido, de um quatrilhão de tokens.

Nesta sexta-feira, a Elongate chegou a avançar 112%, cotada a US$  0.00000003108. Moedas com baixo valor também aumenta sua volatilidade, ou seja, podem variar grandes porcentagens rapidamente.