Tecnologia

BTG (BPAC11) lança plataforma de criptomoedas

Clientes poderão negociar bitcoin (BTC), ether (ETH), Solana (SOL), Polkadot (DOT) e Cardano (ADA)

O BTG Pactual (BPAC11) lançou nesta segunda-feira (15) a plataforma de criptoativos Mynt. A novidade permite que os usuários negociem bitcoin (BTC), ether (ETH), Solana (SOL), Polkadot (DOT) e Cardano (ADA). O valor mínimo de aporte e transação é de R$ 100. É esperado que a Mynt disponibilize mais ativos digitais no futuro. 

Será permitido o depósito via Pix e, segundo André Portilho, head de ativos digitais do BTG, a plataforma disponibilizará no futuro o saque e depósito de criptomoedas provenientes de carteiras digitais.

Além de negociar ativos, os clientes da nova plataforma do BTG receberão conteúdos analíticos de research para auxiliar os clientes.

Xtage, plataforma de negociação de criptomoedas da XP, entrou em operação

Além do BTG, a XP (XPBR31) lançou sua própria plataforma cripto. A plataforma, chamada Xtage, entrou em operação oficialmente nesta segunda-feira (15). O acesso está disponível para todos os clientes com conta digital da XP.

A Xtage, que conta com a parceria tecnológica da Nasdaq, foi anunciada em maio. A plataforma é totalmente integrada ao aplicativo da XP, a partir de agora, o investidor terá a aba “Cripto”, onde será possível a negociação de ativos, além de consulta de extrato e posição.

Atualmente, a plataforma permite a negociação de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), porém, a intenção é ampliar a oferta de ativos até dezembro, segundo a companhia.

“Ao longo dos próximos meses vamos agregar ainda mais funcionalidades à plataforma. Teremos, até o fim do ano, cerca de 10 moedas digitais disponíveis para os investidores”, afirmou o Diretor de Produtos Financeiros da XP Inc., Lucas Rabechini. 

A partir desta segunda-feira (15), serão 500 mil clientes que poderão negociar criptomoedas pela plataforma, número que pode chegar a 1 milhão até o fim do ano, segundo o diretor. 
Porém, em relação aos usuários ativos, a projeção é menor.

“Nossa expectativa é contar com 200 mil clientes ativos até o final de 2022. Mas, em médio e longo prazo, o potencial é enorme”, afirma Rabechini. Atualmente, a XP conta com mais de 3,6 milhões de clientes.