Tecnologia

Bluebenx: clientes reclamam de calote e empresa acusa hackeamento

Usuários da Bluebenx apontaram nas redes sociais que não conseguem sacar dinheiro aplicado

Clientes da Bluebenx apontaram nas redes sociais nesta sexta-feira (12) que a empresa deixou de pagar saques realizados nesta semana, prejudicando cerca de três mil clientes. De acordo com os relatos apurados pelo BP Money, usuários dizem que a companhia, que se definia como uma plataforma de criptomoedas de alta performance, afirmaram que não era possível fazer retiradas e que a companhia não atendia mais os contatos. 

“Por acaso alguém tinha feito alguma retirada do investimento mês passado? No caso era pra cair até hoje. Eu fiz e meu dinheiro ficou disponível na carteira, queria saber se com mais alguém aconteceu isso”, afirmou um usuário sobre a Bluebenx. 

O BP Money apurou que, em julho, a Bluebenx fez um grande investimento para lançar um token,chamado Benx, mas o produto não foi de fato lançado e a companhia contratada para auxiliar o novo token também havia sumido. O prejuízo pode chegar a mais de US$ 100 milhões.

Apesar disso, a empresa não informou os clientes do problema. O “Portal do Bitcoin” teve acesso a um e-mail enviado aos clientes da companhia de criptomoedas. 

“Na última semana sofremos um hack extremamente agressivo em nossos pools de liquidez na rede de criptomoedas, após tentativas incessantes de resolução, hoje iniciamos nosso protocolo de segurança com a suspensão imediata das operações  dos produtos do BlueBenx Finance, incluindo saques, resgates, depósitos e transferências.”

No site “Reclame Aqui” também há relatos de que a companhia já abandonou o prédio onde atuava.

“Fui até o endereço da BlueBenx buscar por informações e me foi informado na recepção que a empresa estava para sair do prédio, ou até podem ter saído já..Enfim, já sabem né..Se de fato esteja ocorrendo alguma instabilidade, precisamos que a empresa se posicione pois todos os clientes estão sem informações”, disse uma cliente. 

Bluebenx procurava investidores

A fim de tentar pagar parte dos clientes, a Bluebenx estava buscando investidores dispostos a aportar parte da quantia que desapareceu. O problema é que, em tempos de juros altos e crise no mercado de capitais, há menos dinheiro em circulação.

Além disso, a Bluebenx também já havia enfrentando uma investigação da CVM pela oferta irregular de investimentos em bitcoin. 

A empresa, no entanto, apagou algumas das redes sociais já na semana passada. Agora, clientes que foram prejudicados pela empresa já tentam se organizar em grupos para decidir quais os passos jurídicos tomar contra a Bluebenx.