Política

Varíola dos macacos: Brasil negocia compra de vacina, segundo Queiroga

País conta com 607 casos da doença, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil está negociando a compra de vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) junto a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A fala de Queiroga foi dita ao jornal “Folha de S. Paulo”. No último sábado (23), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença como “emergência global de saúde pública”. 

De acordo com Queiroga, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) está avaliando a quantidade necessária de vacinas. A aquisição será feita atrave´s de um fundo rotatório (mecanismo internacional de cooperação téncica para acesso a vacinas). 

Veja também: OMS declara varíola dos macacos como emergência internacional

Queiroga destacou que só existe uma empresa que fabrica a vacina (Bavarian Nordic) e ela não tem representante no Brasil. Por isso, a compra das remessas deverá ser feita via Opas.

Segundo o ministro da Saúde, as medidas de contenção de casos da varíola dos macacos estão sendo adotadas no Brasil. Queiroga destacou que todos os casos estão sendo acompanhados e a rede de diagnóstico está “estruturada”. 

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, o Brasil conta com 607 casos da doença. O números de pessoas que contraíram o vírus mais do que dobrou em relação ao dia 9 de julho, quando a área da saúde havia diagnosticado 218 casos no País.

São Paulo é o estado com o maior número de confirmações da doença. São 438 diagnósticos positivos, o que significa aproximadamente 72% do total. 

Nos Estados Unidos e no Canadá, a vacina Imvanex já foi aprovada para a prevenção da varíola dos macacos. Na mesma linha, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também recomendou a aprovação da ampliação do imunizante.

Nos EUA, a agência regulatória americana FDA também aprovou o uso da ACAM2000, vacina da Sanofi para a prevenção da varíola dos macacos.