Política

SP retira obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

A medida será publicada em edição extra do Diário Oficial nesta quinta, com efeito imediato.

O Governador João Doria confirmou nesta quinta-feira (17) a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente fechado do estado de São Paulo. O anúncio ocorreu durante programa “Brasil Urgente” (Band), Doria destacou, no entanto, que o uso de máscaras ainda se faz obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.

Desta forma, a utilização da máscara torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. O uso de máscaras seguirá obrigatório, por enquanto, apenas em unidades de saúde, hospitais e transporte público como ônibus, trens e metrô, aviões e em espaços de acesso controlado de aeroportos, como a área de embarque, por norma da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A medida será publicada em edição extra do Diário Oficial nesta quinta, com efeito imediato. Enquanto isso, nas redes sociais, o governador já comemora: “Finalmente sem máscaras! Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!”, disse Doria no Twitter.

O governo de São Paulo destacou em nota divulgada à imprensa que a decisão foi tomada após orientação do comitê científico. “Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.