Política

Presidente do Bradesco: “não há espaço para testes na Economia”

Em entrevista, presidente do Bradesco ainda comentou perspectivas, oportunidades e desafios para o próximo governo

Octavio de Lazari Jr., presidente do Bradesco (BBDC4), disse, em entrevista ao “Estadão/Broadcast” que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode usar o “fator tempo” para escolher bem a sua equipe econômica, mas tem de estar ciente de que não há espaço para “testes ou experimentos”

“O mais importante é ter técnicos competentes, seja político ou técnico. Temos de dar um desconto (para a demora na nomeação), porque eles (o governo) têm convicção de que a escolha da equipe é muito importante. Não temos espaço para testes ou experimentos, temos de estar com uma equipe bastante engajada, sabendo quais são os problemas e os desafios do Brasil e quais os caminhos a tomar”, disse o presidente.

Sobre as expectativas para o novo governo, Lazari Jr. disse ao “Estado de S.Paulo” que acredita que o País tem um desafio grande com relação à inflação, um fator “extremamente ruim”, principalmente para classes sociais menos favorecidas. “Controlando a inflação, a expectativa é de que a gente tenha redução de taxas de juros, o que seria muito importante para o País entrar numa rota de crescimento”, disse. 

Segundo ele, no entanto, haverá uma espera para ver os sinais do novo governo e a composição da equipe econômica. “Mas, apesar do cenário extremamente desafiador, há oportunidades”, apontou.

Entre as oportunidades, o presidente do Bradesco citou que, na corrida para debelar a inflação, o Brasil saiu na frente, começando, também, a trabalhar a redução da taxa de juros.O grande desafio, por outro lado, é  “equilibrar o social com o fiscal, dando sinais claros de que vai continuar apoiando e ajudando as pessoas mais carentes, mas, por outro lado, propiciar atratividade maior para investimentos”, apontou.

Ainda, Lazari Jr. comentou sobre a situação fiscal e a PEC de Transição. Para ele, o governo tem mapeado o tamanho da necessidade fiscal para continuar a fazer o pagamento do Auxílio Brasil e por isso é necessário encontrar os caminhos dentro do arcabouço fiscal para poder viabilizar o auxílio. “Tem a reforma tributária que está na mesa e pode ser uma das alternativas para cobrir parte desse (rombo) fiscal. Entendo que aumentar a carga tributária não é a melhor alternativa porque já é muito alta”, opinou.

Por volta das 13h (de Brasília), os papéis do Bradesco (BBDC4) operavam em alta de 1,54%, a R$ 15,77.