Política

PIX poderá ser suspendido no Estado de São Paulo

Os paulistanos podem se encontrar com dias contados para realizar transferências via Pix.

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que proíbe o Pix no estado de São Paulo. Com prosseguimento acelerado, o texto teve regime de urgência aprovado pela casa nesta semana.

A análise da proposta poderá ser feita de uma única vez nas comissões da Casa legislativa. Posteriormente, fica pronta para ser discutida e votada em plenário.

De acordo com comunicado oficial da Alesp, “o projeto proíbe as instituições financeiras e de pagamentos de processar as transferências até que o Banco Central desenvolva mecanismos que assegurem a segurança dos correntistas. Após 30 dias do recebimento do laudo técnico de segurança do Banco Central, a Alesp poderá votar a revogação da lei.”

Desta forma, os paulistanos podem se encontrar com dias contados para realizar transferências via Pix. O projeto de lei (PL) do deputado estadual Campos Machado (Avante) tenta conter os inúmeros golpes que surgiram no período de um ano desde a criação do Pix. A proposta sugere que o BC acrescente mecanismos que torne a ferramenta mais segura para usuários.