Política

Petrobras (PETR3;PETR4) fará assembleia em agosto para avaliar candidatos ao Conselho

A estatal validou, nesta segunda-feira (18), as análises do CELEG em relação aos candidatos indicados para o conselho

O Conselho de Administração da Petrobras (PETR3;PETR4) validou, nesta segunda-feira (18), as análises do CELEG (Comitê de Elegibilidade) em relação aos candidatos indicados para o conselho da estatal. O Conselho também deliberou, por maioria, sobre a convocação de AGE (Assembleia Geral Extraordinária), que será realizada em 19 de agosto de 2022.

“O edital de convocação e o manual para participação na Assembleia serão divulgados ao mercado amanhã”, divulgou. Os acionistas da petroleira irão eleger oito novos conselheiros, incluindo o novo presidente proposto, Gileno Gurjao Barreto.

Na semana passada, o comitê da estatal barrou dois dos sete indicados para o novo Conselho de Administração. A Petrobras alegou que Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro e Ricardo Soriano de Alencar não atendiam os requisitos para ocuparem o cargo de conselheiro. O primeiro é o número dois do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), e o segundo é o procurador-geral da Fazenda Nacional.

Caio Paes de Andrade pode ser referendado como presidente da Petrobras (PETR3;PETR4)

Caio Paes de Andrade, que assumiu o cargo de CEO interino no lugar de José Mauro Coelho, deve ser confirmado como o novo presidente da Petrobras (PETR3;PETR4). 

Paes de Andrade deve ser o quinto presidente da Petrobras no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele sucedeu José Mauro Ferreira Coelho, que foi demitido em 23 de maio. A sucessão novamente é marcada pela queda de braço entre o governo e a diretoria da petroleira sobre a alta nos preços dos combustíveis em refinarias da Petrobras.

Em 26 de junho, a Petrobras divulgou a ata da reunião do Comitê de Elegibilidade, ocasião em que foi aprovada a indicação de Caio Paes de Andrade para os cargos de conselheiro de administração e presidente da estatal. De acordo com o documento, o indicado negou ter recebido qualquer “orientação específica ou geral” do governo federal para alterar a política de preço dos combustíveis.