Política

Pacheco diz que reforma do IR será votada em 2022

O Presidente do Senado afirma que a apreciação da proposta ficou para o ano que vem, texto segue travado na Comissão de Assuntos Econômicos

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD) descartou a possibilidade de votar a Reforma do Imposto de Renda ainda neste ano. Atualmente o texto está travado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa e, segundo fala de Pacheco nesta segunda-feira (29), a apreciação da proposta “ficou para o ano que vem”.

“A reforma está tramitando, fazendo o debate próprio, mas não deve ser apreciada este ano. Fica para o ano que vem”, disse o senador em reunião na Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

O pessimismo de Pacheco com a aprovação da matéria ainda em 2021 decorre, segundo ele, da complexidade gerada em torno da discussão da proposta. A Reforma do IR sequer foi votada pela CAE do Senado, onde ainda será relatada pelo senador Ângelo Coronel (PSD).

Havia previsão de que o parlamentar apresentasse o relatório após 22 de novembro, o que até então não ocorreu em razão de resistências que a proposta legislativa sofre no Senado. Entre os pontos consolidados, está a adoção de um novo limite da faixa de isenção do imposto na casa dos R$ 3,2 mil.