Política

Lira: Brasil deve discutir ‘hora de privatizar’ Petrobras

O presidente da Câmara falou ainda sobre a renuncia de parte da receita do ICMS pelos estados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, declarou na manhã desta quarta-feira (13) que o Brasil “deveria discutir” se é a hora de privatizar a Petrobras. Em entrevista à CNN Brasil, Lira afirmou ainda que “não há conversa de bastidor nem pra mudar política de preços nem diretoria”.

O chefe da Câmara falou que mesmo o ICMS não sendo o que leva o impulso dos combustíveis, os estados poderiam renunciar a parte da receita em um momento de crise.

“Nunca colocamos que o ICMS é quem ‘starta’ o preço dos combustíveis. Estamos propondo de forma bem clara que, no momento de crise, de compreensão de preços de combustíveis que impactam no frete e na vida de milhões de brasileiros, os estados possam deixar de ganhar mais”, disse.

Para Lira, os estados não perderão nem no médio nem no longo prazo se renunciarem parte da receita. “Eles não vão perder nem a médio nem a longo prazo, porque a proposta é de uma média dos últimos dois anos. Nós estamos em 2021 e é uma média de 2019 e 2020 o que dá uma média de gasolina de R$ 4,34 em cima disso incidirá o percentual do ICMS que o governador escolher”, explicou.