Política

Governo quer injetar R$ 165 bi na economia

O projeto o chamado Programa de Renda e Oportunidade foi preparado pelo ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni.

O governo federal pretende anunciar na quinta-feira (17) um pacote com o qual pretende injetar R$ 165 bilhões na economia nacional até o final do ano de 2022.

O projeto o chamado Programa de Renda e Oportunidade, preparado pelo ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, inclui quatro iniciativas: liberação de recursos das contas do FGTS, antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS, criação de um programa de microcrédito digital e ampliação de empréstimos consignados.

“Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano, que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados. São pessoas que têm recursos lá e estão passando dificuldade. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no fundo, no FGTS. Por que ele não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado”, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, no mês passado.

A novidade tenta colocar recursos na mão dos trabalhadores até o final de 2022, ano eleitoral em que o governo está empenhado em estimular a economia, aponta reportagem da Reuters.

Em um evento no Palácio do Planalto, será anunciado o lançamento das medidas, sendo que parte dos grandes anúncios que o governo pretende fazer nos próximos dias.