Política

Fies: governo prorroga prazo para renovação de financiamento

A nova data, estipulada em portaria publicada nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial da União, é 30 de abril. 

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) prorrogou o prazo para que estudantes com contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) renovem o financiamento. A nova data, estipulada em portaria publicada nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial da União, é 30 de abril. 

O novo prazo vale para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de ampliação do prazo de utilização do financiamento, respectivamente, referente ao primeiro semestre deste ano. 

Os aditamentos de dilatação e transferência dos contratos de financiamento são os que foram concedidos até o segundo semestre de 2017. 

Leia também: Veja detalhamento de gastos e vetos do Orçamento 2022

Eles deverão ser realizados por meio do SisFies (Sistema Informatizado do Fies), que está disponível na página eletrônica do Ministério da Educação. 

Estudantes podem renegociar dívidas do financiamento estudantil
Os estudantes que estão inadimplentes podem renegociar as suas dívidas com o Banco do Brasil ou com a Caixa Econômica Federal, com descontos de até 92%. 

O prazo, nesse caso, para renegociação de dívidas vai até 31 de agosto de 2022. Pelo programa, o governo federal paga parte das mensalidades de estudantes em universidades privadas, com a contrapartida de eles quitarem o financiamento após a formatura.

De acordo com números levantados até o último dia 30 de março, mais de 127 mil beneficiários com contratos inadimplentes do Fies já haviam acessado a renegociação. Com isso, cerca de R$ 105 milhões em valores atrasados já foram pagos logo no início do prazo.