Política

Eleições: Lula tem 43% contra 37% de Bolsonaro no 1º turno, diz PoderData

Os dois candidatos tiveram variações dentro da margem de erro do levantamento

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viu sua vantagem cair ainda mais em relação a Jair Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa realizada pelo PoderData, entre 17 e 19 de julho, o petista aparece com 43% contra 37% do atual presidente na disputa das Eleições presidenciais deste ano. 

A diferença de seis pontos é a menor registrada entre os dois desde abril de 2022 – que devem polarizar as Eleições, quando os efeitos da alta da taxa de inflação e dos preços dos combustíveis começaram a ser sentidos. 

Os dois candidatos tiveram variações dentro da margem de erro do levantamento (de 2 pontos percentuais) nos últimos 15 dias: Lula oscilou de 44% para 43%; Bolsonaro variou de 36% para 37%.

Apesar da variação ter ocorrido dentro da margem de erro, o PoderData destaca ser importante analisar a curva longa desde o início do seu estudo, no qual a trajetória entre os dois permite ver uma gradual aproximação nas últimas semanas. 

Vitória petista em 1º turno mais distante

Figurando na ponta das pesquisas desde o início, Lula chegou a pontuar o necessário para sair vitorioso já no 1º turno. Entretanto, essa possibilidade parece fugir das mãos do petista. Nas 5 rodadas anteriores do PoderData, Lula empatava tecnicamente com a soma dos oponentes, o que indicava uma possível vitória do petista em 1º turno. Hoje, os outros nomes somam 49%, contra 43% do ex-presidente. 

Para ganhar a sucessão presidencial já na 1ª votação de 2 de outubro, um candidato precisa de, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos (os dados aos candidatos, excluindo-se brancos e nulos).

3ª via cada vez mais longe

As pesquisas eleitorais seguem mostrando que as Eleições de 2022 devem ser protagonizadas apenas por Lula e Bolsonaro. A chamada 3ª via não vem conseguindo atingir nem dois dígitos. Ciro Gomes (PDT) regista 6%, seguido por Simone Tebet (MDB) com 3%, Janones (Avante) com 2% e Marçal (Pros) com 1%. Os demais não pontuaram. 

2º Turno das Eleições

A pesquisa do Banco Modal também tinha avaliado os cenários para o segundo turno. No cenário de uma disputa entre Lula contra Jair Bolsonaro, o petista tinha 51% dos votos e Bolsonaro 38%.

O PoderData faz uma simulação de 2º turno com os dois candidatos a cada duas semanas. Lula oscilou 1 ponto percentual para cima em 15 dias, enquanto Bolsonaro repetiu o desempenho da rodada anterior.

Leia também: Bolsonaro teria chocado embaixadores em reunião, segundo jornal

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais quando se considera os dados aplicados ao eleitorado em geral. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.

O 1º turno das eleições está marcado para 2 de outubro.