Política

Eleições: pesquisa Ipespe indica Lula com 45% dos votos e Bolsonaro com 34%

Pesquisa sobre intenção de votos contou com participação de 1000 eleitores

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, indica Pesquisa Ipespe/XP. O petista é seguido do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que possui 34%.

Para realização da pesquisa foram ouvidas 1000 pessoas entre os dias 23 e 25 de maio, por telefone. As eleições estão marcadas para acontecer no dia 2 de outubro.

Considerando a margem de erro de 3,2%, Lula oscilou um ponto para mais em comparação com a pesquisa divulgada em 20 de maio pela Ipespe. Já Bolsonaro, por sua vez, variou dois pontos para mais.

Atrás na corrida presidencial, aparecem o vice-presidente de seu partido Ciro Gomes (PDT), com 8%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 3%. 

Ainda entre os mais cotados, estão o deputado federal André Janones (Avante), e o ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB), ambos com 2%. A pesquisa foi realizada antes da desistência oficial de Dória, realizada na última segunda-feira (23).

Entre os candidatos que não alcançaram no mínimo 1 ponto percentual estão  Eymael (DC), Felipe d’Avila (Novo), Luciano Bivar (União Brasil), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PC), e Vera Lúcia (PSTU). Por fim, a pesquisa aponta que Leonardo Péricles (UP) não recebeu nenhum voto.

Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos representam 3%. Enquanto isso, os indecisos somam 2% dos entrevistados.

O intervalo de confiança para a pesquisa elaborada pela XP Investimentos é de 95,5%. Logo, 95 a cada 100 pessoas manteriam as mesmas respostas em outras pesquisas.
 

Pesquisa também apontou cenário de segundo turno para as eleições

O levantamento Ipespe/XP, além de questionar as intenções para o primeiro turno, também montaram cenários para possíveis confrontos no segundo turno. Confira as margens:

Intenção de voto para primeiro turno
– Lula – 45%
– Bolsonaro – 34%
– Ciro Gomes – 8%
– Tebet – 3%
– Doria – 2%
– Janones – 2%
– Eymael – 0%
– Felipe d’Avila – 0%
– Luciano Bivar – 0%
– Pablo Marçal – 0%
– Sofia Manzano – 0%
– Vera – 0%
– Branco/Nulo – 3%
– Indecisos – 2%

Intenção de voto para segundo turno
– Lula – 53%
– Bolsonaro – 35%
– Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 12%

– Lula – 54%
– Ciro Gomes – 25%
– Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 22%

– Ciro Gomes – 44%
– Bolsonaro – 41%
– Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 16%

Entre os cenários de segundo turno das eleições elaborados pela pesquisa, Lula sairia vencedor em todos os confrontos, e Bolsonaro venceria somente Simone Tebet.