Política

Eleições: Lula pode vencer no primeiro turno, diz pesquisa da BTG/FSB

Levantamento foi feito após desistência de João Dória

O ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possui mais chances de vencer as eleições no primeiro turno sem a concorrência de João Dória (PSDB) na corrida presidencial, somando 51% dos votos válidos, mostrou pesquisa do BTG/Pactual.

O censo publicado pelo BTG na manhã desta segunda-feira (30) registrou alta nas chances de vitória do petista, e manteve a porcentagem do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no mesmo nível caso as eleições, que acontecem em outubro, ainda contassem com a concorrência de Dória.

Com a nova pesquisa, Lula foi para 46%, 5 pontos percentuais acima do registrado pelo Instituto FSB no final do mês de abril, enquanto Bolsonaro seguiu com os mesmos 32%. A pesquisa do FSB, na época, ainda contava com a participação do ex-governador de São Paulo.

Na sequência, Ciro Gomes (PDT) permaneceu com os mesmos 9% da primeira pesquisa, e a pré-candidata do MDB, Simone Tebet, foi de 1% para 2%.

Logo, de acordo com o censo do BTG, Lula poderia vencer a eleição presidencial – caso fosse realizada nesta segunda (30) – ainda no primeiro turno. 

A estimativa, caso envolva somente votos válidos sem considerar os brancos e nulos, coloca Lula com mais votos do que todos seus adversários somados.

O censo do BTG também apresentou possíveis cenários de segundo turno, em que Lula lidera a pesquisa com 54%, na frente de Bolsonaro, que somou 35% das intenções. A margem de erro de dois pontos mostrou o ex-presidente com 52% e o atual governante com 37% na última pesquisa, porém, com tendências contrárias: Lula para alta, e Bolsonaro para queda.

Já no campo de rejeição, Jair Bolsonaro aparece em primeiro, com 59% do índice, a frente de Ciro Gomes, com 49%, e Lula, com 43%.

A pesquisa da BTG foi realizada com 2000 pessoas por telefone, entre os dias 27 e 29 deste mês. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 2 pontos.
 

Situação econômica também é termômetro para eleições no Brasil

Além da ausência de João Dória, que alterou os resultados da pesquisa da BTG, muitos outros fatores também influenciam as pesquisas prévias.

De acordo com dados da pesquisa Datafolha, 53% dos brasileiros consideram a situação da economia como algo muito relevante na hora de decidir o voto para as eleições. Enquanto uma grande parte considera que a economia terá “muita influência” nos votos, outros 24% dizem que o tema terá “pouca influência” na escolha, e 21% afirmam que não terá influência.