Política

Eleições: Bolsonaro encurta distância para Lula, diz BTG/FSB

O petista caiu três pontos e está com 41%, enquanto o atual gestor avançou três pontos e está com 34%

A pesquisa realizada pela FSB Comunicação, encomendada pelo banco BTG, apontou uma redução na diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa das Eleições 2022. O petista caiu três pontos e está com 41%, enquanto o atual gestor avançou três pontos e está com 34%. 

Outros que disputam às eleições, Ciro Gomes (PDT) pontua 7% e aparece na 3ª colocação. Em seguida, Simone Tebet (MDB), marca 3% das intenções de votos. André Janones (Avante), com 2% – político deixou a disputa para apoiar o PT. 

José Maria Eymael (DC) e Pablo Marçal (Pros), pontuam 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, votariam em branco ou nulo, somam juntos 7%. Já os que não souberam responder, são 3%.

Disputa do 2º turno nas Eleições

Na simulação de um possível 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 51% contra 39% do atual presidente. De acordo com o levantamento, o petista receberia 55% dos votos que foram para Tebet no 1º turno, 44% de Ciro e 45% de outros candidatos.

Se o embate for entre Lula e Ciro, o petista venceria por 47% a 32%. No cenário entre o ex-presidente e a senadora Simone Tebet, a diferença é maior: 50% contra 29%.

Já se Bolsonaro passar para a 2ª ronda com Ciro, o candidato do PDT venceria a disputa por 48% a 41%. Numa disputa entre Bolsonaro e Tebet, o presidente venceria com 44% contra 40%.

Rejeição 

O candidato com maior rejeição entre os eleitores que responderam ao levantamento da FSB é o presidente Bolsonaro. 53% dos participantes disseram que não votariam nele “de jeito nenhum”. Na sequência vêm Ciro (49%) e Lula (45%). Janones aparece com 29%, Tebet e D’Ávila com 27% e Marçal, 23%.

Leia também: Lula registra candidatura e declara patrimônio de R$ 7,4 milhões

O levantamento para as Eleições realizou 2.000 entrevistas de 5 a 7 de agosto. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08028/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.