Política

Eleições: pesquisa do Modal (Grupo XP) mostra empate técnico entre Lula e Bolsonaro

No segundo turno, petista ganharia do atual presidente com 49% contra 41,7%. Modal pertence ao grupo XP

Pesquisa do Instituto Futura, encomendada pelo Banco Modal e divulgada nesta quinta-feira (30), mostra Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados. O petista tem 38,9% da intenção dos votos, enquanto o atual presidente possui 37,6%. Logo atrás, Ciro Gomes (PDT) teria 7,3% das intenções de voto, seguido de André Janones (Avante), com 2,2%, e Simone Tebet, que soma 2%.

Em um eventual segundo turno, Lula venceria o presidente Bolsonaro com 49% contra 41,7%. Registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a pesquisa entrevistou 2 mil pessoas e tem margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos.

A última pesquisa do Banco Modal foi divulgada em 26 de maio, em parceira com o instituto Futura de Inteligência. O levantamento apontava uma diminuição da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o portal “Metrópoles”, nas pesquisas estimuladas feitas pelo instituto em abril e em maio, o petista aparecia, respectivamente, com 41,1% e 41% das intenções de voto. Já o atual mandatário tinha subido de 35,3%, em abril, para 36% em maio. 

Na época, o levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de maio, antes do anúncio do ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que retirou sua pré-candidatura para a presidência. A pesquisa também saiu antes do anúncio da candidatura de Simone Tebet (MDB).

A pesquisa do Banco Modal também tinha avaliado os cenários para o segundo turno. No cenário de uma disputa entre Lula contra Jair Bolsonaro, o petista tinha 49% dos votos e Bolsonaro 40,08%.