Política

Eleições: situação da economia tem muita influência no voto, aponta Datafolha

Lula (PT) é líder isolado na disputa pela Presidência da República, com 48% das intenções de voto

De acordo com dados da pesquisa Datafolha, 53% dos brasileiros consideram a situação da economia como algo muito relevante na hora de decidir o voto para as eleições, que acontecem em outubro. Enquanto uma grande parte considera que a economia terá “muita influência” nos votos, outros 24% dizem que o tema terá “pouca influência” na escolha, e 21% afirmam que não terá influência.

A pesquisa aponta que 66% dos brasileiros avaliam que a situação econômica do País teve uma piora nos últimos meses. O percentual é o mesmo da pesquisa anterior.

Se comparado ao levantamento anterior, do mês de março, o percentual de brasileiros que consideram que a situação econômica pessoal piorou nos últimos meses subiu 6%, saindo de 46% para 52%. Outros 29% consideram que a situação permaneceu igual e 19% disseram que melhorou.

Veja também: Datafolha: Lula tem 54% dos votos válidos e ganharia no 1º turno

Na semana passada, o Datafolha publicou uma pesquisa com dados sobre as intenções de voto da população em relação aos candidatos à Presidência. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é líder isolado na disputa, somando 48% das intenções totais de voto. Este nível é o suficiente para uma vencer já no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar, com 27% das intenções de voto.

Para a pesquisa sobre a influência da situação da economia nas eleições, o Datafolha ouviu 2.556 pessoas acima de 16 anos em 181 municípios, nos dias 25 e 26 de maio. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05166/2022 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

De acordo com o jornal “O Globo”, a ordem no PT é seguir trazendo para as eleições a discussão sobre a economia do País. Na avaliação dos petistas, este será o grande tema da eleição.