Política

Datafolha: Lula tem 53% dos votos válidos, contra 32% de Bolsonaro

Com o percentual, o petista ganharia, hoje, no primeiro turno

O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (23) a mais recente pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. A pesquisa mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% dos votos válidos no 1º turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32%. Segundo o Instituto, Lula ganharia, hoje, no primeiro turno.  

Logo após Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) registra 10% dos votos válidos. Dez outros candidatos se embolam, empatados tecnicamente, no pelotão dos que têm de 2% para baixo.

Lula registrou 47% das intenções de voto, um ponto percentual a menos do que a última pesquisa do Datafolha, realizada em maio. No período, o petista divulgou seu plano de governo. 

Mesmo com a confusão sobre o preço dos combustíveis e prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, Bolsonaro aumentou sua intenção de voto em um ponto percentual, chegando a 28% das intenções de voto. 

Ciro, por sua vez, segue isolado num patamar abaixo do que havia conseguido em suas três tentativas anteriores de chegar à Presidência.

Veja percentuais completos da pesquisa:

Lula (PT): 53%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 10%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Em branco/nulo/nenhum: 7%
Não sabe: 4%

Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

O Datafolha escutou 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09088/2022, é de dois pontos para mais ou menos.