Logo BP Money
Apple (APPL34) e Kim Kardashian lançam nova coleção de fones
Locaweb (LWSA3) é “top pick” no setor, defende BofA
Brasil

Datafolha: Lula tem 51,6% dos votos válidos, contra 31,8% de Bolsonaro

Com o percentual, o petista ganharia, hoje, no primeiro turno

por Alexandre Puga

28 de julho de 2022 18:42Atualizado em: 28 de julho de 2022 19:38
Datafolha: Lula tem 51,6% dos votos válidos, contra 31,8% de Bolsonaro

O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (28) a mais recente pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. A pesquisa mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51,6% dos votos válidos no 1º turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31,8%. Segundo o Instituto, Lula ganharia, hoje, no primeiro turno.

Logo após Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) registra 8,8% dos votos válidos. Dez outros candidatos se embolam, empatados tecnicamente, no pelotão dos que têm de 2% para baixo.

Lula registrou 47% das intenções de voto, mesmo percentual registrado na última pesquisa do Datafolha, realizada em maio. No período, o petista afirmou que iria rever a política do teto de gastos tal como existe atualmente.

Após aprovar no Congresso a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Auxílios, Bolsonaro aumentou sua intenção de voto em um ponto percentual, chegando a 29% das intenções de voto. 

Ciro, por sua vez, segue isolado num patamar abaixo do que havia conseguido em suas três tentativas anteriores de chegar à Presidência. 

Veja percentuais completos da pesquisa (em intenções de voto):

Lula (PT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 29%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 2%
André Janones (Avante): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Em branco/nulo/nenhum: 6%
Não sabe: 3%

Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.