Política

Ciro Gomes oficializará candidatura presidencial no primeiro dia de prazo de convenções

Lula e Bolsonaro também já marcaram o dia de suas convenções

Ciro Gomes (PDT) irá oficializar sua candidatura presidencial no primeiro dia destinado às convenções, em 20 de julho. O local escolhido é Brasília. 

A escolha de realizar a candidatura no primeiro dia de convenções é para aproveitar ao máximo o período eleitoral. No entanto, as campanhas começam oficialmente somente em 16 de agosto, com o início da propaganda de TV previsto para o dia 26 do mesmo mês. 

Outros candidatos também já definiram suas datas de convenções. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve realizar a sua em 21 de julho, em São Paulo. No dia seguinte, está planejada a convenção de Jair Bolsonaro (PL), também em São Paulo.

Ciro aparece em terceiro lugar em pesquisa eleitoral 

A última pesquisa eleitoral realizada pela Quaest Consultoria e divulgada pela Genial Investimentos na última quarta-feira (6) mostrou que Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto. 

O levantamento indicou que o ex-presidente Lula permanece na liderança para as eleições presidenciais, com 45% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro aparece na segunda colocação, com 31%. 

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa anterior da Genial/Quaest mostrava que Lula poderia vencer já no primeiro turno. 

Leia também: Eleições: Lula segue na liderança em nova pesquisa BTG/FSB

Após Ciro, aparecerem André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%, tecnicamente empatados. Em um cenário de segundo turno, Lula ganharia de todos os adversários. Contra Bolsonaro, a diferença é de 19 pontos percentuais. 

Na pesquisa espontânea, quando não há divulgação prévia dos nomes dos candidatos, Lula segue líder, com 31% das respostas. Em seguida, aparecem Bolsonaro, com 24%, e Ciro Gomes, com 1%. O levantamento ouviu 2.000 pessoas entre os dias 29 de junho e 2 de julho. O índice de confiança é de 95%.