Política

Bolsonaro teria chocado embaixadores em reunião, segundo jornal

Em encontro realizado no Palácio do Alvorada, Bolsonaro (PL) reuniu dezenas de embaixadores e atacou as urnas eletrônicas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) “abalou” muitos diplomatas na segunda-feira (18), segundo fontes ouvidas pelo jornal norte-americano “The New York Times”. Em encontro realizado no Palácio do Alvorada, Bolsonaro reuniu dezenas de embaixadores e atacou as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Brasil, emissora pública.

Segundo o jornal norte-americano, dois diplomatas, que falaram sob anonimato, também relataram que o possível envolvimento dos militares no processo eleitoral causou incômodo naqueles que estavam presentes na reunião.  

Os diplomatas temem que, caso Bolsonaro perca, ele esteja se preparando para contestar os resultados das eleições. O presidente brasileiro tem forte apoio das forças armadas. 

A reportagem também compara as ações de Bolsonaro com as do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que também tentou questionar o resultado da eleição que deu vitória a Joe Biden.

Atrás nas pesquisas, Jair Bolsonaro tem feito de tudo para conquistar votos e conquistar sua reeleição. Em todas as pesquisas, o presidente tem estado atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Entre as medidas eleitoreiras, o governo quer antecipar o cronograma do Auxílio Brasil. Com o pagamento previsto para começar entre os dias 18 e 31 de agosto, a ideia do governo é iniciar no dia 9 de agosto o repasse dos benefícios sociais previstos na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Auxílios, aprovada pelo Congresso na última semana. 

No calendário atual, os depósitos do Auxílio Brasil são feitos conforme o final do NIS (Número de Identificação Social) do cidadão inscrito no CadÚnico (Cadastro Único).

Além do Auxílio Brasil, o presidente Jair Bolsonaro tem tentado diminuir os preços dos combustíveis. Em evento político realizado em 2 de julho em Salvador, Bolsonaro voltou a dizer que os preços dos combustíveis irão diminuir em todo o País e que todos os governadores do Brasil serão obrigados por lei federal a baixar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis.