Política

Bolsonaro provoca Leonardo DiCaprio em post no Twitter sobre eleições

O presidente ironizou o apelo do ator norte-americano para que jovens brasileiros tirassem o título eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu com ironia ao pedido do ator norte-americano Leonardo DiCaprio para que seus fãs brasileiros tirassem o título de eleitor. Pela rede social Twitter, o presidente agradeceu o artista “pelo apoio” e emendou ataques às campanhas de defesa da Amazônia.

DiCaprio é um ativista ambiental e usa suas plataformas para conscientizar seguidores sobre a importância de proteção dos biomas, particularmente da floresta amazônica, a maior do mundo. O ator vem criticando o governo Bolsonaro pelo aumento do desmatamento na Amazônia, que atingiu níveis recordes nos últimos dois anos, segundo denúncias de organizações de defesa do meio-ambiente com base nos dados dos institutos de monitoramento. 

De acordo com levantamento da ONG Global Forest Watch, o Brasil foi responsável por 40% do desmatamento global em 2021, o que representou uma perda de cerca de 1,5 milhão de hectares (15.000 km²) das chamadas florestas primárias, aquelas que se encontram em seu estado natural.

“Obrigado pelo apoio, Leo!”, escreveu o presidente no Twitter. “É muito importante ter todos os brasileiros votando nas próximas eleições. Nosso povo decidirá se quer manter nossa soberania na Amazônia ou ser governado por bandidos que servem a interesses especiais estrangeiros”, acrescentou o político, que pretende a reeleição. 

Artistas endossam campanha do TSE para jovens tirarem o título de eleitor

Celebridades, influenciadores e artistas como Anitta, Whindersson Nunes, Juliette e Zeca Pagodinho vêm usando suas redes sociais para fazer coro à campanha do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) incentivando jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor. Até mesmo empresas endossam o movimento, como o Burger King, em campanha lançada no começo de abril. No Brasil, o voto é facultativo para eleitores desta faixa etária.

O movimento chamou a atenção de celebridades internacionais, como o próprio DiCaprio e colegas, como o ator Mark Ruffalo, que interpreta o Hulk nos filmes da franquia “Vingadores”, da Marvel. Leonardo DiCaprio pediu para que todos os jovens brasileiros tirassem o título de eleitor, porque a “votação entre jovens é chave para motivar mudanças por um planeta saudável”, disse em sua postagem no Twitter. 

Em março, Ruffalo lembrou seus seguidores brasileiros que o Partido Democrata só derrotou Donald Trump nos Estados Unidos porque “números recordes de eleitores usaram seus direitos democráticos, especialmente os jovens”, afirmou.

Críticos do governo Bolsonaro, nomes da classe artística, que reúnem milhões de seguidores nas redes sociais e vêm usando suas plataformas para se posicionar politicamente, representam uma ameaça à possível reeleição do candidato do PL (Partido Liberal). 

O presidente aproveitou a resposta a DiCaprio para recuperar uma antiga postagem em que o ator alertava seguidores sobre as queimadas na Amazônia. O chefe do poder executivo alega que a foto usada na ocasião, que denunciava o aumento dos incêndios na floresta, seria de 2003, e não de 2019. 

Bolsonaro emendou ainda críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal), tecendo uma relação entre o suposto equívoco de DiCaprio com a postura do poder judiciário. “Aliás, a foto que você postou para falar sobre as queimadas na Amazônia em 2019 é de 2003. Tem gente querendo prender brasileiros que cometem esse tipo de erro aqui em nosso país. Mas sou contra essa ideia tirânica”, tuitou o presidente.