Política

Bolsonaro decide demitir Silva e Luna da Petrobras, diz site

O nome mais cotado para assumir o cargo é o de Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura

O general Joaquim Silva e Luna, atual presidente da Petrobras, pode ser exonerado do cargo nesta segunda-feira (28) a pedidos do presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações, obtidas pelo Radar através de fontes do governo, indicam ainda que o anúncio deve ser realizado nas próximas horas e Luna já estaria ciente da decisão. 

Se a demissão for concretizada, o general, que atua no comando da estatal há um ano, irá abrir espaço para Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.  

Segundo as fontes, a troca foi sugerida a Bolsonaro pelo ministro Bento Albuquerque, das Minas e Energia. 

Pires aparece como o nome mais forte no Planalto, visto sua experiência como consultor de empresas privadas no setor de energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis.  

Além disso, foi assessor do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Superintendente de Importação e Exportação de petróleo, seus derivados e gás natural e Superintendente de Abastecimento. 

Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pires é mestre em planejamento energético pela Coordenação de Pós-graduação em Engenharia e doutor em economia industrial pela Universidade Paris XIII.