Política

Bolsonaro lidera corrida presidencial em São Paulo, diz ModalMais

Bolsonaro aparece com 39,3% da preferência contra 34,7% do ex-presidente Lula

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial na pesquisa espontânea de intenção de voto no estado de São Paulo. Segundo a Modalmais/Futura, divulgada nesta terça-feira (16), o atual chefe de Estado aparece com 39,3% da preferência contra 34,7% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

A diferença de Bolsonaro para Lula, que é de 4,6 pontos percentuais, é maior que a porcentagem do terceiro colocado Ciro Gomes (PDT), de 3,8%. A senadora Simone Tebet (MDB), obteve 3% da preferência. Brancos e nulos corresponderam a 6,1%.

No cenário estimulado, Bolsonaro também lidera com 39,7% das intenções de voto, enquanto Lula aparece logo atrás com 35,8% da preferência. Ciro, em terceiro lugar, teve 7,6% dos votos e Tebet, com 4,2%. Brancos e nulos somaram 5,5%.

Ainda na pesquisa estimulada, mas desta vez apenas com os quatro principais candidatos, Bolsonaro teve 40,9% das intenções de votos e Lula, 34,8%. Na sequência, Ciro teve 9,9% e Tebet, 6,4%. Brancos e nulos, 5,2%.

Segundo turno é marcado por empate técnico entre Bolsonaro e Lula

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, houve empate técnico entre ambos no maior colégio eleitoral. O atual presidente recebeu 44,2% da preferência e Lula 42,3%.

No cenário de rejeição, o petista aparece com 45,9%, enquanto Bolsonaro tem 42,6%. Os demais candidatos aparecem com menos de 20%. 

Ao serem questionados sobre a maior preocupação no resultado, 42,6% afirmaram ter medo da volta do PT ao poder, enquanto 40,1% dizem não querer a continuação do atual Governo. 10,1% não querem nenhuma das duas possibilidades. 

Essa é a primeira pesquisa em que o atual presidente aparece liderando a corrida presidencial. 

A pesquisa, realizada pela Futura Inteligência para o banco digital Modalmais, contemplou 1.000 entrevistas por telefone assistidas por computador entre os dias 8 e 10 de agosto. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia também: Lula lidera com 44%, seguido por Bolsonaro com 32%, aponta Ipec

A pesquisa Modalmais/Futura, que aponta Bolsonaro à frente de Lula, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08760/2022.