Paciente com câncer deixa herança milionária para hospital de SP

A herança doada pelo advogado, de R$ 8,2 milhões, irá reformar o hospital público que atende 46 mil pacientes por mês.

O paciente terminal de câncer, decidiu que maior parte de sua herança, 90% dela, deve ser destinada ao Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A herança doada pelo advogado que se totaliza em R$ 8,2 milhões, irá reformar o hospital público que atende 46 mil pacientes por mês.

O Icesp, unidade ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de SP, atende hoje cerca de 10% dos casos de câncer da rede pública do Estado de São Paulo.

O dinheiro destinado para a construção foi deixado em testamento pelo advogado Orlando Di Giacomo Filho, sócio do escritório Demarest, que teve seu falecimento em 2012, aos 72 anos, depois de um árduo tratamento de três anos. A doação só foi transferida para os hospitais em 2019, após a finalização do inventário.

O hospital possui 28 andares e uma estrutura que possui cerca de 30 anos com necessidade de manutenção. “”É difícil conseguir recurso público para trocar fachada, embora a obra fosse necessária. Como houve essa benesse, pudemos realizá-la sem ter de mexer no orçamento destinado ao tratamento dos pacientes”, afirma o oncologista Hoff.