Guerra na Ucrânia deve diminuir PIB do país em mais de 45%, prevê Banco Mundial

Por outro lado, a instituição estima que a Rússia tenha uma contração de 11,2% no PIB em 2022

A guerra na Ucrânia deve diminuir o PIB (Produto Interno Bruto) do País em 45,1% neste ano, segundo análise do Banco Mundial. A invasão russa obrigou o país a fechar estabelecimentos, reduzir exportações e parar com qualquer tipo de atividade econômica em partes do país. As informações foram publicadas em relatório do Banco Mundial neste domingo (10).

Mas não é só a Ucrânia que irá sofrer com os efeitos da guerra. Por outro lado, o Banco Mundial estima que a Rússia tenha uma contração de 11,2% no PIB em 2022. Isso porque o país sofreu sanções financeiras dos Estados Unidos e seus aliados ocidentais.

Segundo o relatório do Banco Mundial, o Leste Europeu (Ucrânia, Bielorrúsia e Moldávia), impactado pela Guerra na Ucrânia, terá queda de 30,7% no PIB neste ano.

A Ucrânia tem mais de 50% de seus negócios fechados no país. Além disso, os estabelecimentos e empresas abertas operam abaixo do normal, segundo o Banco Mundial. Vale destacar também que o fechamento do transporte marítimo do Mar Negro da Ucrânia reduziu em 90% as exportações de grãos do país e 50% de suas exportações totais.

Ademais, o Banco Mundial salientou que a guerra fez com que a atividade econômica fosse pausada inteiramente em grandes áreas do país, o que interrompeu também o plantio e a colheita agrícola.

Ainda segundo o Banco Mundial, a estimativa feita durante o mês de março, de danos à infraestrutura da Ucrânia superiores a US$ 100 bilhões, estão bastante desatualizadas “à medida que a guerra na Ucrânia continua e causa mais danos”. “A invasão russa está dando um duro golpe na economia da Ucrânia e infligiu enormes danos à infraestrutura”, afirmou Anna Bjerde, vice-presidente do Banco Mundial para Europa e Ásia Central, em comunicado.