Grupo de milionários quer taxação sobre fortuna

Um estudo da Oxfam apontou que um novo bilionário surge a cada 26 horas.

Num encontro virtual promovido pelo Fórum Econômico Mundial na quarta-feira (19), um dos membros do grupo, formado por um pouco mais de 100 milionários e bilionários declarou: “forcem-nos a pagar mais impostos”, como foi antecipado pelo InfoMoney.

O grupo se auto intitula “milionários patriotas” e é composto por, entre outras pessoas, Abigail Disney (herdeira da família Disney), que disse, em carta aberta, entender que o sistema tributário é injusto.

Em 2021, à medida que 130 países concordaram em estabelecer uma taxação mínima de 15% para dificultar estratégias de empresas para reduzir o pagamento de impostos. Os milionários afirmam sentir falta de um modelo semelhante para pessoas físicas (e bilionárias, no caso).

De acordo com um estudo desenvolvido pela Oxfam, organização que opera em mais de 90 países a procura de soluções para a desigualdade social, uma taxa progressiva, começando em 2%, sobre fortunas de mais de US$ 5 milhões e indo para 5% para os bilionários, poderia movimentar US$ 2,52 trilhões. O valor seria suficiente para remover cerca de 2,3 bilhões de pessoas da pobreza, garantindo saúde e proteção social.

Ainda segundo o relatório, um novo bilionário surge a cada 26 horas desde que a pandemia começou. Com isso, os dez homens mais ricos do mundo multiplicaram suas fortunas, à medida que mais de 16 milhões de pessoas ficaram mais pobres.