Logo BP Money
Ikea inaugura primeira loja na América do Sul
Unipar (UNIP6) sobe 8,6% na B3, após reportar alta de 118% no lucro
Negócios

Com 'ajuda' da XP, Botafogo é vendido para investidor americano

O pré-contrato foi comemorado pelo executivo da XP Investimentos, Pedro Mesquita, que atuou como intermediário durante o processo

por Redação BP Money

24 de dezembro de 2021 18:19Atualizado em: 31 de maio de 2022 9:21
Com 'ajuda' da XP, Botafogo é vendido para investidor americano
Foto: Divulgação

O negócio entre o time de futebol brasileiro Botafogo e o empresário norte-americano John Textor foi concretizado nesta sexta-feira (24), após o executivo da XP Investimentos, Pedro Mesquita, ter atuado como intermediário entre as duas partes durante o processo. De acordo com o GE, o valor gira em torno de R$ 410 milhões. O pré-contrato assinado, que garante a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube carioca, foi comemorado por Mesquita em suas redes sociais. 

"Gostaria de parabenizar o Botafogo pela assinatura de acordo com o grupo liderado pelo americano John Textor. Mais um clube que escolheu o caminho da profissionalização. Parabéns a todos os envolvidos", disse em uma postagem do Instagram.

Dono de 18% das ações do Crystal Palace (Inglaterra), que disputa a Premier League, Textor deve fazer um empréstimo-ponte para viabilizar a operação do Botafogo no primeiro semestre de 2022. Caso tudo ocorra como planejado, o processo deve ser concluído até metade de janeiro.

A dívida do clube ficará na conta da SAF, que deve  investir no futebol e prometeu também construir um centro de treinamento que atenderá tanto o esporte profissional quanto as categorias de base.

Além do alvinegro, a XP Investimentos intermediou a venda do Cruzeiro a Ronaldo Fenômemo.