Até agora casos da nova variante são ‘leves’, diz OMS

Não há evidências de que eficácia das vacinas tenha sido reduzida pela nova cepa.

Um membro da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a maioria dos casos de infecções pela nova variante da Covid-19, o Ômicron, são “leves” e que não há evidências de que a eficácia das vacinas tenha sido reduzida pela nova cepa. Contudo, ele destacou que algumas mutações do vírus indicam um aumento na transmissão.

Segundo a instituição, mais de 40 mutações foram detectadas na nova variante.

Ainda há pouco conhecimento sobre a nova cepa. O professor Neil Ferguson declarou nesta quarta-feira (1º), que, provavelmente, no final de dezembro seja possível obter uma imagem mais clara sobre o Ômicron.

“Os vírus irão evoluir para se tornarem mais transmissíveis. Eles podem fazer isso tornando-se mais intrinsecamente transmissíveis e mais infecciosos, como a variante Alfa foi compara com a cepa original da Covid, como a variante Delta era mais infecciosa, na população altamente imune ele podem ganhar transmissibilidade evitando a imunidade”, explicou, de acordo como Sky News.

Além disso, o professor disse que a probabilidade de sobrevivência do paciente é maior. “O que vimos é que Alpha foi mais grave do que a cepa anterior, um pouco, e Delta mais grave novamente, então a tendência que vimos é de maior gravidade e não menos gravidade – felizmente contrariada por um melhor tratamento com anticorpos monoclonais, antivirais e todas as outras drogas, o que significa que as pessoas têm uma chance melhor de sobreviver à COVID grave hoje do que no início da pandemia”, destacou.

Além disso, o Grupo Consultivo de Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes (NERVTAG), que informa o governo, alertou que a nova variante pode desencadear uma onda maior que as anteriores vistas no Reino Unido.

Contudo, um membro do Ministério da Saúde de Botswana disse, na terça-feira (30), que 16 dos 19 pacientes infectados eram assintomáticos.

Com essas movimentações, a OMS concordou em iniciar estudos sobre um tratado internacional com a finalidade de evitar futuras pandemias. A agência especializada das Nações Unidas disse que irá iniciar as negociações sobre o acordo e que também está analisando formas de controlar as futuras pandemias.