XP Inc. (XPBR31) anuncia lançamento de conta internacional de investimentos

Com a conta, clientes da XP terão acesso a ativos listados na NYSE e Nasdaq sem precisar comprar BDRs na bolsa brasileira

A XP Inc. (XPBR31) vai lançar uma conta internacional de investimentos, conforme anunciado pela companhia na tarde desta quinta-feira (5). O novo produto será vinculado com a XP Internacional, a corretora norte-americana do grupo, permitindo o investimento direto no exterior.

O novo serviço da XP Inc. (XPBR31) possibilita que clientes da corretora tenham acesso a investimentos offshore, ou seja, com opções de ativos de empresas no exterior. Isso significa que o investidor, pelo aplicativo da XP, contará com todas as empresas listadas nas NYSE e Nasdaq, as duas principais bolsas dos EUA, sem a necessidade de comprar BDRs (recibos de ações) na bolsa brasileira. 

“Todos os clientes terão acesso diretamente a investimentos offshore, sem complicação. Sem ter que abrir uma offshore, sem ter que passar por um processo de abertura de conta super complicado. Vai ser uma experiência fluida, 100% integrada à nossa conta XP”, afirma o CEO da XP, Thiago Maffra, para o “Infomoney”.

Veja também: Itaú confirma compra de fatia de 11,36% da XP Inc.

De acordo com a companhia, a conta internacional proporcionará acesso a mais de 10 mil ativos entre ações, ETFs (fundos de investimento), ADRs (recibos de depósitos, na sigla em inglês), e REITs (estruturas similares aos Fundos Imobiliários brasileiros). 

A abertura da conta será isenta de taxas e, com o serviço, o cliente poderá fazer transações de câmbio de forma instantânea por meio do próprio aplicativo da XP. Além disso, a companhia promete análises, educação financeira internacional e assessoria especializada para que o cliente faça seus investimentos no exterior.

“Pretendemos dar conteúdo, dar informação, dar educação, dar assessoria para esse cliente, para direcioná-lo nessa jornada. Porque sabemos que essa é uma jornada que é necessário conhecimento”, comentou o diretor de produtos financeiros da XP, Lucas Rabecchini, em entrevista ao “Infomoney”.

Veja também: XP Inc. (XPBR31) dá US$ 3 bi de lucro para General Atlantic

No entanto, o acesso à conta pressupõe uma seleção prévia. A partir de sexta-feira (6), a corretora vai abrir uma lista de espera para clientes elegíveis. Os clientes escolhidos poderão usar o serviço a partir da segunda semana de junho. 

“Sempre tivemos um canal offshore, mas era um canal mais voltado para clientes ‘private’ (alta renda), e na nossa meta de democratizar os investimentos, de dar acesso a todos os investidores de varejo aos melhores produtos possíveis, estamos construindo agora essa plataforma internacional”, explica Maffra.

A abertura para toda a base de clientes da corretora será realizada de forma gradual, e deve começar apenas em julho. De acordo com a XP Inc. (XPBR31), a previsão é tornar o produto disponível a todos até o fim do terceiro trimestre, em setembro.