Volume de serviços cai 0,2% no Brasil em fevereiro

Apesar da redução, setor de serviços recuperou a confiança do mercado no mês de março, segundo songagem da FGV

O volume de serviços no Brasil caiu 0,2% em fevereiro, na comparação com o mês de janeiro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12). Esta é a segunda retração mensal seguida.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o volume de serviços cresceu 7,4%. Segundo os dados, a perda acumulada é de 2% nos dois primeiros meses do ano. O setor de serviços está 5,4% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas restritivas no Brasil, o setor de serviços se recuperou fortemente em 2021.

As áreas de serviço de informação e comunicação (-1,2%) e outros serviços (-0,9%) tiveram retração no mês de fevereiro. Elas acumularam perdas de 4,7% e 1,3% respectivamente nos dois primeiros meses do ano.

Os serviços prestados às famílias avançaram 0,1% em fevereiro. Este foi o setor mais impactado pela pandemia do coronavírus. O segmento ainda está 14,1% abaixo do nível pré-pandêmico.

Apesar dos números negativos, o setor de serviços recuperou a confiança do mercado no mês de março, depois de 4 meses seguidos em quedas nessa área, segundo uma sondagem da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Contudo, a pesquisa ressaltou a necessidade de cautela, em virtude do cenário macroeconômico negativo e a confiança baixa dos consumidores.

O ritmo da atividade econômica de 2022 segue fraco, por conta da alta inflação brasileira, a perda de poder de compra da população e os juros em alta. Os investidores estão preocupados após a divulgação dos dados do Índice Nacional do Consumidor Amplo (IPCA), que foram divulgados na última sexta-feira (8). O indicador registrou alta de 1,62% em março, maior taxa para este mês desde 1994. A tendência é de aumento da taxa Selic para o controle da inflação no Brasil.

Serviços: setor teve queda de 0,1% em janeiro

O volume de serviços no Brasil apresentou um recuo de 0,1% na passagem de dezembro de 2021 para janeiro deste ano. A baixa veio depois de dois meses em alta, que acumularam ganho de 4,7% para o setor. 

Veja também: IBGE: setor de serviços tem queda de 0,1% em janeiro

Três das cinco atividades pesquisadas tiveram queda no volume de serviços em janeiro: informação e comunicação (-4,7%), serviços prestados às famílias (-1,4%) e outros serviços (-1,1%).