Vibra e Ipiranga avançam sobre mercado da Raízen

Vibra se destaca por boa posição para se beneficiar do mix de seus produtos, distribuição de dividendos e outros, diz Santander

O volume ajustado de combustíveis consumido do ciclo de etanol e gasolina teve alta de1% durante o mês de outubro, enquanto o volume de diesel subia 4%, apesar da tendência de alta nos preços, informou o Santander. 

Segundo o banco, comparando ano a ano, o volume mostra uma ligeira queda, graças ao aumento da mobilidade urbana e da atividade industrial. Outro relatório que trouxe informações sobre o assunto foi o levantamento mensal da consultoria StoneX, que destaca o protagonismo da gasolina daqui pra frente e aponta que o consumo brasileiro de gasolina e etanol deve crescer 5,5% neste ano frente a 2020, alcançando 52 bilhões de litros. 

Diante deste cenário, o Santander afirma que a Vibra Energia (VBBR3), que opera os postos com a bandeira Petrobras, e a Ipiranga, do Grupo Ultra (UGPA3), aumentaram sua fatia no mercado do ciclo de Otto e com o diesel, ao passo que a Raízen (RAIZ4), que atua sob a bandeira Shell, e distribuidoras regionais perderam parte da sua importância.