Via anuncia programa de recompra de até 18 mi de ações

A CSN também teve seu programa de recompra aprovado por seu conselho.

A controladora das Casas Bahia e do Ponto Frio, a Via (VIIA3), anunciou a aprovação da abertura de um novo programa de recompra de até 18 milhões de ações de sua emissão, o equivalente a 1,126% do total dos papéis da empresa em circulação no mercado. O programa tem duração de 18 meses.

O movimento tem o objetivo de fazer frente aos programas de incentivo de longo prazo, além da retenção dos principais executivos da organização.

Até o fechamento de segunda-feira (6), as ações da Via registravam uma queda acumulada de 65,28%. Os papéis da companhia apresentaram a segunda maior queda do Ibovespa no período.

Em meados de novembro, os ativos da companhia tiveram forte retração com o resultado do terceiro trimestre. Apesar de ter apresentado um crescimento em alguns segmentos, como o marketplace, o prejuízo líquido de R$ 638 milhões, como foi antecipado pelo Valor, devido a processos trabalhistas, ofuscou seus resultados. No dia após a divulgação dos dados trimestrais seus papéis despencaram 12,5%.

Essa visão pessimista para a empresa vem em meio a um cenário desafiador para a economia, com a alta dos juros, que arrefece o consumo e eleva os custos financeiros das empresas.

Uma outra empresa que também aprovou um programa de recompra. A CSN (CSNA3) anunciou que seu conselho também autorizou o lançamento de um novo programa de recompra, válido até meados de 2022. A operação envolve a recompra de até 30 milhões de ações ordinárias de sua emissão, o volume corresponde a 4,6% dos seus papéis em circulação.