Vale e outras empresas mostram interesse em projeto da Argentina, diz McEwen

A Argentina, onde políticas intervencionistas frearam a indústria, está se tornando mais atrativa para investidores estrangeiros

Vale (VALE3), Anglo e Barrick mostram interesse em projeto da Argentina, diz McEwen 

Extensas reservas e algumas diretrizes políticas mais acolhedoras fizeram com que a Argentina se transformasse em um hot spot de lítio nos últimos anos. Atualmente, a indústria global de cobre está voltando a dar uma olhada na nação sul-americana. 

Pelo menos é isso que acha Rob McEwen, cuja empresa homônima perfura uma propriedade na província de San Juan, perto da fronteira com o Chile. ‘’A área ganhou a atenção de grandes produtores como Vale (VALE3), Anglo American e Barrick Gold como um potencial aquisição’’ completou. 

As três empresas se recusaram a comentar. 

Enquanto McEwen tenta avançar no projeto antes de ponderar a possibilidade de uma venda, o interesse das empresas é um sinal da perspectiva promissora do cobre como um elemento-chave na transição para a energia limpa, assim como da crescente atratividade da Argentina como uma jurisdição para mineração.  

A Argentina está se tornando mais atrativa para investidores estrangeiros, pelo menos em algumas de suas províncias ricas em minerais. Seus governantes enxergam a mineração como uma maneira de trazer mais dinheiro para resolver seus problemas de endividamento. Já os políticos de regiões mais estabelecidas do Chile e do Peru buscam uma maior participação nos lucros da indústria e uma regulamentação mais restritiva, o que aumenta a atratividade da Argentina.