Twitter x Musk: os bastidores da primeira derrota do bilionário nos tribunais

Ações da plataforma de redes sociais subiram 5,4% após anúncio de aceleração do caso

O Twitter (TWTR34) obteve uma vitória considerável contra Elon Musk nessa última semana. Um juiz de Delaware concordou em acelerar o caso, marcando a data do julgamento para outubro deste ano e seguindo esforços para que o homem mais rico do mundo conclua a compra de US$ 44 bilhões da plataforma. 

Como apurado pela “Bloomberg Línea”, a juíza responsável pelo Tribunal de Chancelaria de Delaware, Kathaleen St. J. McCormick, agendou o julgamento, que deve durar em torno de cinco dias, para outubro deste ano, ao invés de duas semanas previstas para fevereiro de 2023. O Twitter alegou que estava sendo prejudicado após Musk dizer publicamente que iria abandonar o acordo.

Além disso, a juíza deixou claro que viu pouco mérito nos argumentos de Musk e disse que seus advogados subestimam a capacidade do tribunal. Ainda segundo a “Bloomberg Línea”, a corte não fez nenhuma pergunta para os advogados do Twitter após seus argumentos, mas impediu que o advogado de Musk continuasse sua fala após afirmar que a data de 19 de setembro, proposta pela plataforma, era um “absurdo”.

Assim, McCormick pediu às partes que propusessem datas em outubro para um julgamento sem júri e encerrou a audiência, que foi realizada de forma remota e durou pouco mais de uma hora e meia. 

Ações do Twitter sobem

A decisão marca a primeira vitória do Twitter, que viu suas ações subirem 5,4% em Nova York após o anúncio. Desde o dia 13 de maio, quando o dono da Tesla twittou que o acordo estava “em espera”, os papéis da empresa chegaram a despencar 22%. Além disso, as ações do Twitter não são negociadas perto dos US$ 54,20 desde as primeiras duas semanas após o anúncio de Musk para a aquisição.

Advogados do Twitter disseram que precisavam de apenas quatro dias para provar que o CEO da Tesla deveria honrar com seu acordo. A plataforma entrou com uma ação no último dia 12 para forçar Musk a consumar a transação. 

Na audiência, o Twitter argumentou que o bilionário estava “contratualmente obrigado a usar seus melhores esforços para fechar o negócio”, mas está fazendo exatamente o oposto. “Ele está querendo sabotar o negócio”, disse o advogado William Savitt à juíza. 

Sob o acordo, Musk é obrigado a finalizar a compra dentro de dois dias após todas as condições de fechamento serem cumpridas, o que está previsto para o início de setembro, segundo o advogado. 

Por outro lado, a defesa diz que o dono da Tesla não tem intenção de cumprir com nenhuma de suas promessas. 

Julgamento rápido demais

A defesa de Musk alega que o Twitter está pressionando injustamente por um julgamento rápido demais. O bilionário diz que a plataforma de redes sociais violou os termos do acordo de compra ao não fornecer informações detalhadas sobre as chamadas contas de “bots de spam” do Twitter. Segundo os advogados de Musk, o caso exige uma “análise forense e de dados” sobre os bots, além de outras questões legais. 

Ainda, um dos advogados de Musk alegou que não havia necessidade de apressar um julgamento para cumprir o prazo de outubro, especificado no acordo. Para a defesa, a data mais importante é quando vencem os compromissos de financiamento para a aquisição, que seria ao final de abril do ano que vem. Por isso, os advogados de Musk entendem que um julgamento em fevereiro daria ao tribunal tempo suficiente para decidir sobre o caso, além de deixar espaço para recurso. 

Andrew Rossman, advogado de Musk, rejeitou a alegação do Twitter de que o bilionário está tentando esgotar o tempo para que os compromissos de financiamento caduquem. Segundo a defesa, Musk não tem motivos para prejudicar a plataforma, uma vez que é seu segundo maior acionista.