Tesla (TSLA34), empresa de Elon Musk, registra forte queda nas ações

Papéis caíram após anúncio de possível corte de 10% dos funcionários da montadora

As ações da Tesla (TSLA34) registraram fortes quedas no início do pregão desta sexta (3).

Em torno das 11h45 (de Brasília) os papéis da Tesla operavam em queda de 7,46% na Nasdaq, vendidos a US$ 717,17.

A recessão na companhia aconteceu após o vazamento de um e-mail interno elaborado por Elon Musk, diretor-executivo da montadora. De acordo com informações da “Reuters”, o e-mail indicava a demissão de 10% dos funcionários da empresa.

Além disso, o bilionário teria afirmado também que possui um pressentimento “muito ruim” acerca da economia global. A mensagem de texto foi intitulada de “pause todas as contratações do mundo”.

A montadora de Musk possui fábricas de veículos elétricos em países como Alemanha, China e EUA, e soma cerca de 99.300 funcionários ao redor do mundo. Se a declaração do empresário realmente se concretizar, a estimativa é de que 10 mil pessoas percam o emprego.

Com isso, o número de despedidos pela companhia aumentaria após os desligamentos realizados no último ano. Em 2021, a Tesla possui quase 100 mil funcionários, de acordo com documento enviado pela companhia à Comissão de Valores Imobiliários dos EUA, equivalente à CVM do Brasil.

Até o momento da publicação desta matéria , a montadora ainda não respondeu aos pedidos de posicionamento feitos pela agência.
 

Quedas progressivas caracterizam a Tesla em 2022

A notícia ocorre em um momento complicado para Elon Musk. As ações da empresa já retraíram 32% desde o início de abril, quando o empresário decidiu fechar um acordo bilionário para adquirir o Twitter (TWTR34).

O negócio, que ainda não foi totalmente concretizado, poderia exigir que Musk venda parte de seus papéis na montadora para viabilizar a transação.

As polêmicas de Musk também envolveram o retorno ao trabalho presencial. Com a diminuição de casos de Covid-19, diversas companhias têm chamado os seus funcionários de volta ao escritório, mas com regras menos rígidas e a possibilidade de trabalho remoto em alguns dias da semana. 

Contudo, em um e-mail que também foi vazado na última quinta-feira (2), Musk afirma que os funcionários da Tesla deverão voltar de forma presencial integralmente, e se discordarem, serão demitidos.

“Quanto mais sênior você é, mais visível deve ser sua presença”, afirmou o dono da Tesla.