Stuhlberger, do Verde, vê aumento de tensão entre EUA e China como problema para o Brasil

Para megainvestidor, uma possível quebra da China seria “really hard” (muito difícil, na tradução livre para o português) para o resto do mundo

Durante participação no painel “Como pensam os gigantes do mercado?”, na Expert XP, nesta quarta-feira (3), o megainvestidor Luis Stuhlberger, do Verde Asset Management,  afirmou que uma possível quebra da China seria “really hard” (muito difícil, na tradução livre para o português) para o resto do mundo. Para ele, e também para os especialistas João Landau e André Jakurski, uma desaceleração econômica na China poderia ser um problema – não só para o Brasil – mas para a economia global.

“Primeiro, é muito difícil apostar contra a China diretamente. Apostar contra a China em uma quebra estrutural do modelo é difícil. Ninguém pode crescer tanto por tanto tempo sem ter problemas e a história da China é exatamente essa. Ela cresce sempre, todos os anos. Me dá aquele medo do dia que der um problema lá. Vai ser “really really hard””, disse Stuhlberger.

“Não foi por zero essa questão geopolitica. Essa questão é inflacionista para o resto do mundo”, complementou o megainvestidor.

Stulhberger explicou que o aspecto geopolítico, com o aumento da tensão entre China e EUA, pode levar a um protecionismo americano contra produtos chineses, por exemplo. Na visão do especialista do Verde Asset, entretanto, não depender da China para uma série de coisas ainda é um horizonte distante da realidade dos EUA hoje. 

“O preço que a China fornece é muito abaixo do restante. Teria que ter incentivo fiscal nos EUA para empresas que fossem substituir a China e é algo que acho que não está nos preços”, disse Stulhberger.

Ainda, o megainvestidor disse: “Não sei precificar dólar, câmbio e bolsa se o Lula ganhar por pequena diferença”

Na visão de João Landau, gestor da Vista Capital, que também esteve no painel da Expert, o Brasil tem muito a ganhar com o ciclo de commodities.

“A gente já está ganhando de W.O. China ninguém investe. A Rússia invadiu a Ucrânia. Argentina quebrou. Eu estou muito animado com ativos brasileiros. Acho que o Brasil é o foco do gringo. A gente tem commodity. Estamos em um momento de ciclo importante”, afirmou Landau.