Starlink, de Elon Musk, vai oferecer internet via satélite em voos comerciais

Acordo fechado com companhia Hawaiian Airlines prevê liberar os serviços a partir de 2023

A Starlink, do bilionário Elon Musk, assinou um primeiro acordo para oferecer acesso gratuito à internet banda larga aos passageiros de voos comerciais. O negócio foi firmado com a companhia Hawaiian Airlines, com base no Havaí, conforme anunciado na tarde desta terça-feira (26).

Em princípio, a Starlink oferecerá o serviço de internet em rotas domésticas nos EUA e nos principais voos para destinos na Oceania e na Ásia. 

A provedora de internet deve liberar os serviços a partir de 2023, em voos com as aeronaves Airbus A330, A321 Neo e Boeing 787-9.

Os passageiros serão orientados a conectar celulares, notebooks e demais dispositivos eletrônicos ao Wi-Fi da aeronave, com acesso gratuito. Além disso, não será necessário nenhum chip adicional.

Starlink, Tesla, Space X e Twitter: o império de Elon Musk

Além do novo acordo da Starlink, Elon Musk vem ganhando os holofotes desde o início da semana com a aquisição do Twitter. 

Nesta segunda-feira (25), o bilionário anunciou que entrou em um acordo com a rede social Twitter após semanas de negociações. Musk se tornou detentor de 100% das ações da empresa, operação estimada em US$ 44 bilhões.

Com isso, a companhia deixará de ter ações negociadas na bolsa de valores e se tornará de capital fechado. Segundo o comunicado da empresa, Musk pagou US$ 54,20 por ação.

Na noite de domingo (24), houve uma reunião de acionistas onde foi decidido que a empresa deveria abrir negociações com Elon Musk. A transação, que foi aprovada em unanimidade pelos membros da diretoria do Twitter, deve ser finalizada ainda neste ano. O negócio agora está sujeito a aprovações regulatórias. 

A nova aquisição de Musk, considerado o homem mais rico do mundo, será mais uma empresa no seu império, formado por diversos segmentos: Tesla, Solar City, SpaceX, Starlink, The Boring Company, Neuralink e, agora, Twitter.